Gaudium news > Inglaterra restaura cruz em Catedral: “sinal de esperança” em meio à pandemia

Inglaterra restaura cruz em Catedral: “sinal de esperança” em meio à pandemia

As catedrais da Inglaterra foram construídas para criar um espaço sagrado para o povo. Em Shrewsbury, buscamos renovar esta missão, diz Bispo.

 As catedrais da Inglaterra foram construídas para criar um espaço sagrado para o povo. Em Shrewsbury, buscamos renovar esta missão, diz Bispo.

 Redação (20/06/2020 13:09, Gaudium Press) A cruz de ferro forjado da Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora, em Shrewsbury, na Inglaterra, acaba de ser restaurada.

Dom Mark Davies, O Bispo de Shrewsbury, elogiou o trabalho salientando que a restauração da cruz de ferro forjado da Catedral de Nossa Senhora Auxiliadora e São Pedro de Alcântara é um sinal de esperança “na vitória da vida e do amor”, “um sinal de esperança” em meio à pandemia de coronavírus.

Cruz continuará brilhando no horizonte de Shrewsbury

“Erguida acima da catedral, esta cruz continuará brilhando no horizonte de Shrewsbury pelas próximas gerações”, acrescentou o Prelado.

Em um comunicado de imprensa, a Diocese de Shrewsbury detalhou que, devido à ferrugem e outros danos, a cruz passava por uma “extrema necessidade” de reparo.
Foi, então, que a cruz foi removida pela primeira vez desde sua instalação em 1856, ano em que a catedral foi inaugurada.
Ela foi restaurada e repintada em dourado.

Restaurado também o campanário

Também foi restaurado o campanário do templo no mesmo dia em que as igrejas católicas na Inglaterra foram autorizadas a reabrir para a oração privada após o longo período de fechamento devido à pandemia do coronavírus.

A Diocese relembrou em um comunicado que a cruz de ferro forjado é um exemplo inicial da obra do movimento de Artes e Ofícios, criado pelo arquiteto Pugin.

“Não há provas documentais que mostrem quem desenhou e encomendou a cruz, embora especialistas em arte suspeitem que foi o filho do arquiteto Pugin, Edward, quem tenha assumido a responsabilidade de terminar a catedral depois da morte de seu pai em 1852”.

Um francês desenhou a cruz e também portas e portões do Palácio de Hampton Court

O especialista em conservação, Mike Salt, sugeriu que a cruz tenha sido criada por Jean Tijou, um ferreiro francês que fez também as portas e portões para o Palácio de Hampton Court, o palácio favorito do rei Henrique VIII.

Salt indicava que as lâminas ornamentadas no corpo da cruz são feitas de ferro forjado com carvão vegetal, uma técnica de gravação associada a Tijou, na qual o metal se forma martelando o lado oposto.

Ambicioso projeto: Restaurar a Catedral para continuar apresentando a visão da fé católica às novas gerações

O trabalho na cruz é parte de um ambicioso projeto de restauração na catedral, que é uma das menores da Inglaterra. Como parte deste projeto, o bispo Davies devolveu o Tabernáculo ao centro da catedral. Ele também obteve permissão para remover as plataformas de madeira criadas na década de 1980 para estender o tabernáculo.

“As catedrais da Inglaterra foram construídas para criar um espaço sagrado para o povo de nossa terra”, indicou Dom Davies em sua coluna no Catholic Herald, em 2019.

“Em Shrewsbury, buscamos renovar esta missão para que nossa catedral possa continuar apresentando a visão da fé católica às novas gerações que talvez saibam pouco sobre sua beleza”, disse o Bispo.

E “esta missão é, em última análise, levar-nos a reconhecer Jesus Cristo verdadeiramente presente no mistério e na realidade da Eucaristia”, concluiu Dom Mark Davies.  (JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas