Gaudium news > República Tcheca: Imagem de Nossa Senhora destruída há 100 anos volta ao seu lugar de honra

República Tcheca: Imagem de Nossa Senhora destruída há 100 anos volta ao seu lugar de honra

A imagem original foi derrubada durante uma manifestação anticatólica no dia 3 de novembro de 1918.

República Tcheca Imagem de Nossa Senhora destruída há 100 anos volta ao seu lugar de honra 1

República Tcheca – Praga (18/06/2020 09:00, Gaudium Press) A réplica de uma imagem de Nossa Senhora destruída há mais de 100 anos foi instalada no início deste mês em seu local de origem, a Praça da Cidade Velha de Praga, República Tcheca.

A imagem original de Nossa Senhora coroada por doze estrelas e pisando no dragão infernal, assim como a coluna de 15 metros sobre a qual estava, foram derrubadas durante uma manifestação anticatólica no dia 3 de novembro de 1918.

República Tcheca Imagem de Nossa Senhora destruída há 100 anos volta ao seu lugar de honra 3

Após 30 anos de trabalho e pesquisa, uma associação de historiadores e artistas católicos conseguiu produzir uma réplica, assim como obter as devidas permissões para levantar a coluna em seu lugar original.

A cerimônia de ereção da “coluna mariana”, como é chamada, ocorreu ao som de cânticos marianos, aplausos dos presentes e o repicar dos sinos da torre da Mãe de Deus localizada em frente a igreja.

Sociedade para a Restauração da Coluna Mariana

Em abril de 1990, logo após a queda do regime comunista totalitário, foi criada a Sociedade para a Restauração da Coluna Mariana na Praça da Cidade Velha de Praga. “Seguimos as iniciativas de nossos antepassados, que quiseram restaurar a coluna imediatamente após a demolição”, disse Karel Kavicka, co-fundador da sociedade.

República Tcheca Imagem de Nossa Senhora destruída há 100 anos volta ao seu lugar de honra 4

“Essas atividades foram interrompidas pela ocupação nazista, pela Segunda Guerra Mundial e depois pelo regime comunista. Prometemos a nós mesmos que nossa iniciativa seria a última a cumprir os desejos de muitas gerações”, acrescentou.

A reconstrução da coluna mariana representa “uma oportunidade de paz com a esperança de um futuro melhor”. “Desde o início, nos esforçamos para tornar esse pilar um símbolo de reconciliação. Quem pode ser um símbolo de paz melhor do que a Virgem Maria?”, afirmou Kavicka.

Agradecimento à Nossa Senhora por sua proteção em tempos de epidemias e pragas

Existem dezenas de colunas marianas nas praças de muitas cidades da República Tcheca. Segundo Kavicka elas “foram construídas pelos cidadãos e representantes dessas cidades para agradecer à Virgem Maria por sua proteção em tempos de epidemias e pragas”.

República Tcheca Imagem de Nossa Senhora destruída há 100 anos volta ao seu lugar de honra 2

A imagem em questão foi originalmente construída e erguida em 1648, pelo imperador Habsburgo Fernando III, após o fim da Guerra dos Trinta Anos, em ação de graças pelo fim do cerco do exército sueco a Praga.

Após o colapso do Império Austro-Húngaro Católico, a imagem mariana foi vista como um símbolo político da escravidão da nação. Em 1918, após a Tchecoslováquia se estabelecer como uma república independente, a Igreja Católica foi difamada por ser associada à monarquia caída. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas