Gaudium news > Romênia: surge primeiro canal católico de TV

Romênia: surge primeiro canal católico de TV

No novo canal de TV é possível acompanhar a Missa e cerimônias no rito bizantino, da Catedral de Blaj, sede do Arcebispado-Mor da Igreja Greco-Católica na Romênia.

No novo canal de TV é possível acompanhar a Missa e cerimônias no rito bizantino, da Catedral de Blaj, sede do Arcebispado-Mor da Igreja Greco-Católica na Romênia.

Romênia (17/06/2020 16:19, Gaudium Press) A principal contribuição para a criação da primeira TV católica na Romênia veio da emergência surgida com a pandemia do coronavírus.

A Igreja criou uma emissora de televisão e um programa com vídeo nas redes sociais para responder às necessidades, sobretudo espirituais dos fiéis, e manter unida e viva a comunidade eclesial, afirmam os organizadores da nova televisão.

Segundo a CeiNews, durante os meses do bloqueio a Missa dominical foi transmitida pela TV nacional, os sacerdotes aprenderam a usar as novas tecnologias e os bispos estiveram mais presentes nas mídias sociais.

As catequeses, encontros e cursos de formação foram transferidos para a Internet.

Sem TV católica os fiéis acompanhavam as celebrações por Rádio ou pela Internet

Não existindo ainda uma TV católica e sem ter uma Missa dominical em rede nacional, os fiéis podiam acompanhar a celebração somente pela única rádio católica no país, a Rádio Maria, que tem um alcance limitado, ou podia-se acompanhar as cerimônias via internet.

Acontece que na Romênia, embora  70% das residências estejam conectadas à Web, apenas metade da população com 55 anos ou mais usa a Internet.

A televisão pública romena, TVR, aceitou transmitir a Missa da Catedral católica romana de São José, na capital, apenas nos feriados e domingos, usando o estúdio da Arquidiocese de Bucareste.

Agora, com o surgimento do novo canal, a TVR3, será possível acompanhar também a Missa de domingo no rito bizantino, da Catedral greco-católica de Blaj, sede do Arcebispado-Mor da Igreja Greco-Católica na Romênia.

Igreja Greco-Católica Romena

A Igreja Greco-Católica Romena unida com Roma é uma Igreja particular sui juris de rito bizantino e língua romena dentro da comunhão da Igreja Católica.

Essa Igreja Oriental Católica tem origem em 1701, na Transilvânia.  Historicamente essa Igreja sofreu perseguições, como na era comunista, onde foi posta na ilegalidade e suas propriedades confiscadas. Também recebeu pressões da Igreja Ortodoxa Romena.

A sede é a Arquieparquia da Fagaras Alba Julia em Blaj, com  quatro eparquias sufragâneas na Romênia (Oradea Mare, Cluj-Gherla, Lugoj e Maramureş), servindo a cerca de 800 mil fiéis.

Ela é governada por um Arcebispo Maior juntamente com o seu Sínodo.

Fora da Romênia, a Igreja Greco-Católica Romena tem também mais uma eparquia nos Estados Unidos da América, a Eparquia de São Jorge de Cantão, que está diretamente subordinada à Santa Sé e que, mesmo assim, faz parte do Sínodo.

Na Romênia existe também católicos do rito latino. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas