Gaudium news > Quatro catedrais e uma Basílica foram vandalizadas durante os protestos nos EUA

Quatro catedrais e uma Basílica foram vandalizadas durante os protestos nos EUA

Outras instalações católicas em todo o país também foram atacadas por vândalos ao longo dos protestos por ocasião da morte de George Floyd.

Basílica Inmaculada Concepción Denver pichada

Estados Unidos – Washington (05/06/2020 10:00, Gaudium Press) Em um rápido balanço que certamente não é completo, se pode afirmar que pelo menos quatro Catedrais e uma Basílica, entre outras instalações católicas, foram vandalizadas nos EUA durante os protestos por ocasião da morte de George Floyd, em Minnesota.

Em Denver: portas da Catedral são destroçadas

A pior parte desses atos destrutivos contra os edifícios da Igreja ocorreu na Catedral Basílica da Imaculada Conceição, em Denver, Colorado, onde foram pichados slogans como “Pedófilos”, “Deus está morto”, “Deus não existe”.

Da mesma forma, o estacionamento desta Basílica-Catedral estava cheio de pedras e as portas de entrada sofreram danos que provavelmente sejam irreparáveis. São duas portas laterais de latão que ostentam as insígnias episcopais e as portas centrais que ostentam o escudo papal com as duas chaves simbolizando o poder espiritual e o temporal.

Em Nova York: vandalismo na Catedral de Saint Patrick

A Catedral de São Patrício em Nova York também foi vandalizada. O ato sacrílego ocorreu na tarde de sábado, quando duas mulheres picharam as portas de entrada do emblemático edifício neogótico. Para obter informações sobre as pessoas que realizaram esse ato de vandalismo, a polícia oferece uma recompensa de até U$ 2.500.

pichacao catedral saint patrick

Em Los Angeles: Catedral Maronita é vandalizada

A Catedral Maronita da Eparquia de Nossa Senhora do Líbano, localizada em Los Angeles também foi vandalizada. Nessa igreja os vândalos picharam frases contra a polícia; mas voluntários já cobriram essas pichações.

Em Minnesota: Basílica é alvo de incêndio

O que aconteceu em Mineápolis poderia ter sido uma catástrofe. Os manifestantes foram até a Basílica de Santa Maria -um dos grandes edifícios históricos dos Estados Unidos- e iniciaram um incêndio em um dos bancos, que felizmente não se propagou. O Arcebispo, Dom Bernard Hebda, falou sobre o assunto em uma estação de rádio local, afirmando que a comunidade católica está respondendo com oração.

Basílica de Santa Maria Minneapolis

Em Kentucky: pedradas na catedral de Louisville

Em Louisville, a cidade mais populosa do estado de Kentucky, a reitoria da Catedral, onde o Arcebispo vive com um sacerdote, foi atacada com pedras. Com os ataques também quebraram as janelas da própria Catedral da Assunção e da chancelaria do Arcebispo, que já estavam cobertas com ripas de madeira.

Em Dallas: Capela de São Judas é atacada

Em Dallas, Texas, a capela de São Judas foi atacada por vândalos na noite da sexta-feira passada, 29 de maio. No domingo seguinte o capelão falou do ocorrido, e disse que vendo as câmeras de segurança não tinha certeza se os vândalos queriam atacar especificamente um edifício católico, ou simplesmente “quebrar coisas por quebrar”.

Em Chicago: livraria católica é roubada

Apesar de nenhuma igreja ter sido vandalizada até o momento na cidade de Chicago, uma livraria católica pertencente às Filhas de São Paulo foi alvo de saqueadores que entraram nas instalações e roubaram todo o dinheiro que encontraram.

livraria católica atacada George Floyd

A religiosa que fez o relatório dos danos, Irmã Anne FSP, lamentou que não tenha sido levado nenhuma obra religiosa. “Que decepção!”, disse. As Irmãs passaram ali um grande susto, pois habitam nas mesmas instalações. Elas permaneceram nos andares superiores, sem serem atacadas. No dia seguinte, voluntários ajudaram as religiosas a limpar os destroços.

Não estão incluídos nesta contagem, os ataques às instalações cristãs não católicas. Até o momento mais de 10 mil pessoas foram presas por conta dos protestos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas