Gaudium news > Em tempo de Covid-19, viver os sete dons do Espírito Santo, recomenda Bispo Irlandês

Em tempo de Covid-19, viver os sete dons do Espírito Santo, recomenda Bispo Irlandês

O Espírito Santo convida a considerar sabiamente tudo que está acontecendo, avaliar as escolhas feitas e aprender lições de vida nesta crise causada pela Covid-19.

O Espírito Santo convida a considerar sabiamente tudo que está acontecendo, avaliar as escolhas feitas e aprender lições de vida nesta crise causada pela Covid-19. 

 Redação (02/06/2020 17:36, Gaudium Press) Neste Pentecostes de 2020 –cuja solenidade foi celebrada no domingo (31/05)–, em que muitas pessoas vivem isoladas por causa da difusão da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Dom Eamon Martin, arcebispo de Armagh e presidente da Conferência Episcopal Irlandesa, reflete sobre os sete dons do Espírito Santo:

 Sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

“Através da ‘Sabedoria’ trazida pelo Espírito Santo, afirma o arcebispo, Deus nos convida a considerar sabiamente tudo aquilo que está acontecendo e a avaliar as escolhas que fazemos”, bem como a aprender importantes lições de vida desta crise causada pela Covid-19.

Oportunidade para crescer no amor a Deus, mesmo em época difícil

O presidente do Episcopado irlandês explica que mesmo em momento em que nos encontramos em meio a uma avalanche de estatísticas, de previsões econômicas e todos oferecem conselhos, através do dom da “Ciência” o Espírito Santo nos convida a fazer sacrifícios pessoais para tutelar a saúde e salvar vidas humanas. O Espírito Santo nos convida a “renunciar a nós mesmos em favor do bem daqueles que são mais vulneráveis e do bem comum”.

“Se refletirmos sabiamente sobre tudo isso que está acontecendo, –continua o arcebispo–estes dias de isolamento podem ser para nós uma oportunidade para crescer no amor a Deus e adquirir, através do dom do “Entendimento”, maior consciência de nós mesmos e capacidade de avaliar a nossa vida em relação a Deus e aos outros

O Dom do Conselho oferece a “Coragem” para fazer aquilo que é justo

O Espírito Santo nos oferece também o dom do “juízo Correto”, chamado dom do “Conselho”, que nos ajuda a fazer escolhas na vida.

Dom Martin pergunta: “Quando esta crise for superada, quais discernimentos teremos feito, voltaremos simplesmente a ser aquilo que sempre fomos, ou teremos compreendido mais claramente o caminho que Deus nos está oferecendo?”

O Espírito Santo nos dá a “Fortaleza”, a “Coragem” para fazer aquilo que é justo. Neste momento, em que a pandemia trouxe grandes sofrimentos no seio das famílias, “Deus sabe quanto temos de força, coragem, consolação e conforto”, destaca o arcebispo irlandês.

Piedade é voltar-nos a Deus na oração

E neste vale de lágrimas o Espírito Santo traz também a “Piedade”, para que nos ajude a voltar-nos a Deus na oração.

Oração que pode ser favorecida pela atual tecnologia, sem dívida, mas que tem quem ser uma constante elevação a da alma até Deus. E, isto, o Espírito Paráclito nos concede.

O Espírito Santo, conclui o arcebispo de Armagh, sobretudo nos concede o “Temor de Deus”, dom entendido como capacidade de conseguir estar na presença do Senhor na maravilha e na admiração; ser conscientes da presença de Deus na solidão e no sofrimento e dar graças e louvar o Criador do céu e da Terra.

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas