Gaudium news > Nos 50 anos do Rito de Consagração das Virgens, Papa escreve Mensagem

Nos 50 anos do Rito de Consagração das Virgens, Papa escreve Mensagem

A fidelidade do Pai coloca no coração de algumas mulheres o desejo de se consagrar ao Senhor na virgindade, é o dom da vocação se manifestando na ‘sinfonia da Igreja’.

A fidelidade do Pai coloca no coração de algumas mulheres o desejo de se consagrar ao Senhor na virgindade, é o dom da vocação se manifestando na 'sinfonia da Igreja'.  

Cidade do Vaticano (01/06/2020 17:20, Gaudium Press) Para comemorar os cinquenta anos de vida do Ordo Virginum, foi planejada uma reunião internacional, convocada pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, que, porém, foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus.

No entanto, através de uma mensagem, Francisco quis participar da “ação de graças” por esse “duplo dom do Senhor à sua Igreja”: ao renovado rito e fidelidade ao Ordo Virginum.

Virgens consagradas: inesgotável e multiforme riqueza dos Dons do Espírito

O Papa diz em sua mensagem que “O chamado da ordem das virgens destaca a inesgotável e multiforme riqueza dos dons do Espírito do Ressuscitado, que torna todas as coisas novas e que, ao mesmo tempo, é um sinal de esperança ”, diz o papa, que também descreveu a vocação da virgindade.

“Ainda hoje, a fidelidade do Pai coloca no coração de algumas mulheres o desejo de se consagrar ao Senhor na virgindade, vivido em seu ambiente social e cultural comum, enraizado em uma Igreja específica”, disse o Papa.

 “O dom de sua vocação se manifesta na ‘sinfonia da Igreja’ ”

Na mensagem, Francisco exorta as mulheres consagradas a continuarem a colaborar com os bispos “para encontrar itinerários sérios de discernimento vocacional e formação inicial e permanente”.

“O dom de sua vocação”, diz ele, “se manifesta na ‘sinfonia da Igreja’ que é construída quando pode reconhecer em vocês, mulheres capazes de viver o dom da irmandade.”

“Não apaguem a profecia de sua vocação! ”, exorta o Pontífice neste cinquentenário, no qual também convida a “reler e meditar nos textos do Rito”, onde ressoa o significado dessa vocação:

“As pessoas são chamadas para a vocação não por seu mérito, mas pela misericórdia de Deus”. Elas são chamadas a brilhar em sua existência o rosto da Igreja. “Igreja que é Noiva de Cristo, que é virgem porque, apesar de ser composta de pecadores, guarda totalmente a fé. ”

Consagradas a Deus sem ser estranhas ao ambiente

Na mensagem às virgens consagradas, Francisco lembra que “a consagração as reserva para Deus sem torná-las “estranhas” ao ambiente em que vivem, dando seu próprio testemunho com amor a todos e com proximidade. ”

“Que sua consagração virginal, com essa proximidade específica com os homens e mulheres de hoje, ajude a Igreja a amar os pobres, a reconhecer a pobreza material e espiritual, a ajudar os mais frágeis e indefesos que sofrem pela doença física e mental, para os pequenos e idosos, que correm o risco de serem descartados”, disse Francisco.

Não fujam, passem pela dor e perseverem na proclamação do Evangelho de vida plena

Não fechem os olhos e não fujam, passem delicadamente pela dor e perseverem na proclamação do Evangelho de vida plena para todos, recomenda o Pontífice na mensagem.

O Papa lembra a necessidade de se ter a capacidade da parrésia, da franqueza no comunicar-se, porém que seja evitada a tentação das palavras vans e da maledicência. Tenham a sabedoria, iniciativa e autoridade.

Seguir o exemplo de Maria, esposa do Magnificat , mãe do evangelho vivo

Finalmente, o Papa estende sua bênção a cada uma das virgens consagradas, bem como àquelas que se consagrarão para logo concluir dizendo:

“Como sinal da Igreja, esposa, que elas sempre podem ser mulheres de alegria, segundo o exemplo de Maria de Nazaré, esposa do Magnificat, mãe do evangelho vivo”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas