Gaudium news > Rito de Consagração das Virgens completa 50 anos

Rito de Consagração das Virgens completa 50 anos

Presentes em todos os Continentes, em numerosas Dioceses, as virgens consagradas oferecem seu testemunho de vida em todas os âmbitos da sociedade e da Igreja.

Rito de Consagração das Virgens completa 50 anos

Redação (30/05/2020 11:00, Gaudium Press) No próximo domingo, 31 de maio, o novo Rito de Consagração das Virgens completará 50 anos. O documento, que remonta aos primeiros séculos do cristianismo, foi decretado pelo Papa Paulo VI em 31 de maio de 1970.

Virgens consagradas

Presentes em todos os Continentes, em numerosas Dioceses, as virgens consagradas oferecem seu testemunho de vida em todas os âmbitos da sociedade e da Igreja. Estima-se que haja mais de cinco mil virgens consagradas no mundo.

Instrução Ecclesiae Sponsae Imago

No dia 4 de julho de 2018, a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica publicou a Instrução Ecclesiae Sponsae Imago sobre a Ordem das Virgens, assinada pelo prefeito do dicastério, Cardeal João Braz de Aviz e pelo secretário, Dom José Rodriguez Carballo.

Rito de Consagração das Virgens

Através do Rito de Consagração das Virgens, as mulheres que desejam se consagrar a Deus, sem se vincular a Congregações religiosas, mosteiros e formas de vida religiosa do gênero, podem fazer seus votos de castidade para se dedicar ao serviço da Igreja sem deixar de viver no mundo.

Rito de Consagração das Virgens completa 50 anos 2

Essas mulheres permanecem enraizadas na Diocese em que vivem e ali amadureceram seu discernimento vocacional e caminho formativo. O único sinal externo desta consagração é um anel que é entregue durante o ritual de consagração, como sinal da aliança conjugal com Cristo.

Código de Direito Canônico

O Código de Direito Canônico diz que a Ordem das Virgens são uma das formas de vida consagrada na qual “emitindo o santo propósito de seguir mais de perto a Cristo, são consagradas a Deus pelo Bispo diocesano segundo o rito litúrgico aprovado, se desposam misticamente com Cristo Filho de Deus e se dedicam ao serviço da Igreja”.

Parábola das Dez Virgens

Encontro Internacional das Virgens Consagradas

A Congregação para a Vida Consagrada havia programado um encontro internacional em Roma para celebrar o renascimento da Ordo virginum, que seria realizado entre os dias 28 a 31 de maio de 2020. O evento, que contava com a inscrição de mais de 700 mulheres consagradas, acompanhadas por Bispos e delegados de 61 nações diferentes, teve que ser adiado por conta da pandemia do coronavírus. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas