Gaudium news > Reaberta aos fiéis a Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém

Reaberta aos fiéis a Basílica do Santo Sepulcro de Jerusalém

Com algumas restrições “por motivo de segurança e para evitar o risco de uma nova disseminação da infecção do covid-19”, depois de 2 meses fechada, a Basílica do Santo Sepulcro foi reaberta para o público.

Com algumas restrições “por motivo de segurança e para evitar o risco de uma nova disseminação da infecção do covid-19”, depois de 2 meses fechada, a Basílica do Santo Sepulcro foi reaberta para o público.

Redação (25/05/2020 13:54, Gaudium Press) Ainda com algumas restrições estabelecidas “por motivos de segurança e para evitar o risco de uma nova disseminação da infecção de Covid-19”, a Basílica do Santo Sepulcro e da Ressurreição, em Jerusalém, reabre suas portas aos fiéis, conforme informa uma nota conjunta assinada pelos líderes das três comunidades custódias da Basílica.

A abertura deu-se no domingo da Ascensão do Senhor, depois de a Basílica estar fechada por exatos dois meses.

A notícia da reabertura já havia sido antecipada em 21 de maio por Adeeb Jawad Joudeh Alhusseini, o custódio das chaves da Basílica do Santo Sepulcro, quando informou que “as igrejas locais acolheram com alegria a notícia, com a consciência de que cada um será chamado a fazer a sua parte para aplicar o protocolo de segurança, a fim de manter a Basílica aberta e proteger os peregrinos e os fiéis”.

Basílica fechada desde 24 de março: Semana Santa sem fiéis

Recorda-se que o templo que abriga o Santo Sepulcro de Jesus foi fechado pela polícia israelense em 24 de março. A decisão foi realizada alegado-se a sua necessidade como uma medida de precaução para enfrentar a pandemia do covid-19.

Durante a Semana Santa, pela primeira vez, as celebrações da Páscoa foram realizadas a portas fechadas, sem a presença dos fiéis, transmitidas ao vivo pela televisão e pela web.

Quem poderá ir rezar e participar de atos religiosos na Basílica

No comunicado distribuído por Frei Francesco Patton, custódio franciscano da Terra Santa e pelos outros dois também custódios daquele lugar sagrado, fica esclarecido que o interior da Basílica “será acessível apenas para aqueles que não têm febre ou sintomas de infecção e estejam usando proteções adequadas no rosto”.

As normas estabelecem: distância de 2 metros entre os peregrinos e proibição de beijar pedras ou ícones

As normas propostas para a reabertura da Basílica ainda estabelecem que será necessário respeitar a distância mínima de segurança de 2 metros entre os peregrinos que estiverem no interior do templo.
Foi estabelecido também que se deve “evitar qualquer ato de devoção que possa envolver contato físico, como tocar e beijar as pedras, os ícones, os paramentos e o pessoal da Basílica”.

Além dessas normas, deverão continuar a ser respeitadas instruções já existentes anteriormente para as visitas.

Cada comunidade foi chamada a “fazer a sua parte para aplicar o protocolo de segurança, afim de manter a Basílica aberta e proteger os peregrinos e os fiéis”. Deste local sagrado, neste período da Páscoa, “continuamos nossas orações, pedindo o fim dessa pandemia”, concluem os líderes religiosos em seu comunicado. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas