Gaudium news > Museus Vaticanos e Vilas Pontifícias reabrem ao público

Museus Vaticanos e Vilas Pontifícias reabrem ao público

Ainda respeitando as normas de higiene e distância impostas pela quarentena do coronavírus, a partir de 1º de junho será reaberto para visitações públicas o complexo museológico do Vaticano. As Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo reabrirão no dia 6 de junho.

 Ainda respeitando as normas de higiene e distância impostas pela quarentena do coronavírus, a partir de 1º de junho será reaberto para visitações públicas o complexo museológico do Vaticano. As Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo reabrirão no dia 6 de junho.

Cidade do Vaticano (23/05/2020 10:48, Gaudium Press) Transcorridos quase três meses de fechados para visitas públicas, os Museus do Vaticano serão reabertos.
Como se sabe, os Museus Vaticanos, bem como as Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo, foram fechados por motivo de segurança sanitária devido o alastramento de contaminação da pandemia do covid-19.

Há 500 anos os Museus preservam a história e a cultura de várias civilizações

A abertura ocorrerá a partir do dia 1º de junho quando será novamente possível visitar com segurança este grande tesouro custodiado pela Igreja que preserva em seus acervos coleções das mais variadas origens: egípcias, etruscas, gregas e romanas, cristãs e epigráficas.

É também nesses Museus que se pode conhecer obras-primas da pintura de diferentes séculos como as Salas de Rafael e a Capela Sistina com afrescos de Michelangelo.

Os Museus Vaticanos foram ciados no século XVI pelo Papa Júlio II.  Eles ainda possuem coleções de artes decorativas, coleções etnológicas, coleções históricas e coleções de obras mais recentes.

Para a abertura em primeiro de junho são anunciadas várias novidades

Segunda afirma a diretora dos Museus, Barbara Jatta, a reabertura anunciada para 1º de junho terá um “espírito renovado de compartilhamento” do extraordinário “patrimônio universal da história, da arte e da fé”.

A Diretora informa que a reabertura será marcada também por importantes novidades. Entre as novidades, Bárbara Jatta informa que estará concluída a restauração do Salão de Constantino, uma das quatro salas de Rafael.
Outras novidades apontadas dizem respeito à Pinacoteca Vaticana: será reaberta, completamente restaurada, a oitava sala dedicada a Rafael, quando, exatamente neste ano, completam-se os 500 anos da morte do famoso pintor.

Para segurança dos visitantes ainda serão respeitadas normas de higiene e distância

Para poder visitar os Museus Vaticanos deverão ser respeitadas regras de higiene e distância. O diretor adjunto da Direção de Saúde e Higiene do Estado do Vaticano, Andrea Arcangeli, informou que todos os visitantes serão submetidos ao controle da temperatura corporal através de equipamentos termométricos. A entrada só será permitida com o uso da máscara.

Durante o horário de abertura ao público, haverá sempre um plantão médico no local. As modalidades de visitas serão definidas de acordo com uma programação extraordinária que poderá ser revista de acordo com a evolução de situações de emergência que possam advir.

Reservas online e ônibus panorâmico nos Jardins Vaticanos

De acordo com informações dos dirigentes dos Museus, para que sejam melhor organizadas a entrada dos visitantes, as visitas serão programadas e as reservas devem ser feitas online.

As reservas podem ser feitas através do site oficial www.museivaticani.va. Neste período não será aplicado o custo da taxa de pré-venda de 4 euros.

Além das propostas e normas já anunciadas para as visitas, haverá também um serviço novo para os visitantes: um passeio de ônibus aberto, ecológico e panorâmico, para conhecer os Jardins do Vaticano.

Essa novidade proporciona um acesso exclusivo e direto ao coração verde do Estado da Cidade do Vaticano, sem a necessidade de passar pelos Museus.

O horário de abertura dos Museus será variável: de segunda a quinta-feira as Coleções Pontifícias permanecerão abertas das 10h às 20h, com última entrada às 18h (saída dos setores do museu a partir das 19h30). Às sextas-feiras e sábados das 10h às 22h, com última entrada às 20h (a saída de dentro dos museus inicia 21h30). A abertura gratuita no último domingo do mês está atualmente suspensa.

Vilas Pontifícias receberão visitantes aos sábados e domingos

Além dos Museus do Vaticano, estarão abertas as visitas Vilas Pontifícias de Castel Gandolfo com seus belos e bem cuidados jardins exclusivamente aos sábados e domingos.
Aqui também os visitantes deverão ser submetidos a um controle de temperatura e será obrigatório o uso de máscaras.
Por outro lado, o Trem das Vilas Pontifícias, que sai todos os sábados da Estação do Vaticano, está suspenso. (JSG)

 

(Com informações www.museivaticani.va.)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas