Gaudium news > Retorno às Missas presenciais: Dioceses de Santa Catarina completam um mês

Retorno às Missas presenciais: Dioceses de Santa Catarina completam um mês

“Quando retornamos com as missas meu coração se encheu de uma paz tão profunda, uma alegria e uma emoção que transbordava do coração”, recorda o Pároco da Igreja de São Luís Gonzaga.

“Quando retornamos com as missas meu coração se encheu de uma paz tão profunda, uma alegria e uma emoção que transbordava do coração”, recorda o Pároco da Igreja de São Luís Gonzaga.

Florianópolis – Santa Catarina(21/05/2020 17:21, Gaudium Press) No Brasil, pouco a pouco, as missas com a presença de fiéis vão sendo retomadas em várias dioceses em todo o país.

Paróquias de Santa Catarina comemoram um mês de retorno a Missas presenciais

Dioceses de Santa Catarina estão prestes a comemorar um mês que os fiéis podem participar das missas seguindo norma das autoridades sanitárias para prevenir o avanço da pandemia do Covid-19.

A Paróquia São Luís Gonzaga, localizada em Brusque, Santa Catarina, é uma das que, já no próximo dia 25 de maio, celebrará um mês de retorno das missas com a presença dos fiéis.

As Missas presenciais estão sendo um momento profundo de encontro com Jesus, diz Pároco

Padre Diomar Romaniv, Pároco de São Luís Gonzaga, já na iminência da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi)  e também da festa de seu Padroeiro, comemora a possibilidade de realizar as atividades litúrgicas com a participação das pessoas e avalia de forma positiva esse primeiro mês de celebrações na matriz de sua paróquia.

As normas sanitárias impostas para diminuir o contágio do novo coronavírus não foram obstáculos para realizar as celebrações das missas, afirmou Padre Diomar.

O pároco catarinense sublinhou que, “Mesmo com um número reduzido de fiéis, a missa está sendo um momento profundo de encontro com Jesus. De maneira muito forte, sentimos a alegria, a paz e a esperança, que são dons do Ressuscitado. Há muitos testemunhos de alegria e emoção dos fiéis em poder receber a Eucaristia e ver a igreja aberta para a oração pessoal”.

Missas marcadas pela serenidade, compreensão e colaboração dos fiéis

Segundo o presbítero, desde o início, na retomada das celebrações elas sempre estiveram marcadas pela serenidade, compreensão e colaboração dos fiéis Ele sublinhou que “O atendimento na secretaria e as confissões também foram adaptadas para este momento, e tudo tem acontecido de forma serena”.

O Padre Diomar Romaniv destacou ainda: “Não tivemos nenhuma grande dificuldade para cumprir as orientações, ao contrário, algumas novas sugestões foram dadas e acolhidas para melhor cuidarmos da vida de cada um. De princípio achamos que viriam muitas pessoas e nossa maior preocupação era com o número limitado de fiéis autorizados para cada missa que era de 180, mas até agora também isso está bem controlado”.

Desde que o Governador do Estado de Santa Catarina autorizou a abertura das igrejas no dia 20 de abril, já no dia seguinte a Arquidiocese de Florianópolis emitiu as orientações para as paróquias que quisessem voltar com as celebrações presenciais.

De acordo com a arquidiocese, cada paróquia é livre para decidir se a igreja tem condição de seguir as normas sanitárias para que possa ser aberta.
Entre as orientações a serem seguidas, estão: a ocupação da igreja não deve ultrapassar 30% da capacidade, é obrigatório o uso de máscara, de álcool gel e a igreja deverá ser continuamente higienizada.

No retorno às missas, meu coração se encheu paz profunda, alegria e emoção…

“Quando retornamos com as missas meu coração se encheu de uma paz tão profunda, uma alegria e uma emoção que transbordava do coração.
O Evangelho daquela celebração era o dos discípulos de Emaús (Lc 24,23-35) e foi significativo reconhecer o Ressuscitado presente na comunidade reunida, na fração do pão e na Palavra.
As máscaras dos fiéis não permitiam ver o sorriso de cada um, mas os olhos cheios de lágrimas testemunhavam a emoção, a alegria e a gratidão de retornar à igreja e receber a Eucaristia”, disse padre Diomar.

O pároco contou que para celebrar o mês de maio, em agradecimento a intercessão de Nossa Senhora, foi organizado um jardim para Maria, no espaço dedicado a ela na igreja:
“Muitas flores têm chegado e sempre, durante o dia, antes e depois das celebrações, as pessoas vão até este lugar para fazer seu momento devocional”.

Igrejas das comunidades voltam a celebrar missas presenciais na Solenidade de Pentecostes

A paróquia possui 12 capelas e as missas estavam acontecendo apenas na matriz, mas voltarão a ter lugar nas localidades entre os dias 30 e 31 de maio.

Padre Diomar destacou que as igrejas das comunidades voltarão a celebrar as missas presenciais providencialmente na Solenidade de Pentecostes.

“É um tempo bonito, cheio de graças e bênçãos de Deus. Queremos acolher o dom do Ressuscitado, iluminados pela sua luz e conduzidos pela sua força, que é o Espírito Santo”, concluiu Pe. Diomar. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas