Gaudium news > Por que se realiza a Coroação de Nossa Senhora?

Por que se realiza a Coroação de Nossa Senhora?

As expressões de devoção à Mãe de Deus tiveram um crescimento ao longo dos séculos e se popularizou a Coroação sob o pontificado de Pio XII.

Por que se realiza a Coroação de Nossa Senhora 2

Inglaterra – Londres (20/05/2020 10:00, Gaudium Press) O sacerdote dominicano Padre Lawrence Lew dedicou um artigo de opinião ao costume de coroar as imagens de Nossa Senhora. Apesar de numerosas manifestações de devoção mariana terem uma história de séculos, a coroação como tal tem uma história mais recente.

Maio, Mês de Maria

“Desde o século XI, quando se iniciou um crescimento da devoção mariana na Igreja Ocidental, surgiu o costume de dedicar 30 dias a Nossa Senhora, um tempo reservado para contemplar suas virtudes”, recordou o religioso. Este mês mariano levava o título de Tricesimum, ou Mês da Senhora, e assumiu sua forma atual de ‘Maio, Mês de Maria’, no século XVIII. A comunidade jesuíta espalhou essa prática por todo o mundo.

Por que se realiza a Coroação de Nossa Senhora 1

Coroação, expressão de uma verdade celestial

A Coroação da Santíssima Virgem se propagou no mundo católico após a instituição da festa do Reino de Maria em 1954. O Papa Pio XII, como expressão desta verdade de Fé, coroou a imagem da Salus Populi Romani no dia 31 de maio desse mesmo ano.

Mas as coroações não se limitam aos Papas e Bispos. Rapidamente, os fiéis expressaram seu desejo de reconhecer a realeza e o governo de Maria em coroações particulares e domésticas. Escolas e paróquias fizeram suas próprias cerimônias de coroação. As famílias fizeram o mesmo, frequentemente empregando coroas feitas de belas flores.

Por que se realiza a Coroação de Nossa Senhora 3

Reconhecimento do reinado de Maria

“Reconhecer o reinado de Maria desta maneira, como disse o Papa Pio XII em Ad Cæli Reginam, é reconhecer a preeminência de Maria na virtude, buscar sua força e proteção maternas”, recordou o Padre Lew. Além disso, através da coroação, os fiéis buscam “pedir a graça de imitar seu amor e seu desejo de paz e harmonia na terra”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas