Gaudium news > São Paulo discursa no Areópago

São Paulo discursa no Areópago

São Paulo se dirigiu a Atenas, cidade na qual brilharam grandes oradores como Demóstenes, Platão e Aristóteles. Ali o Apóstolo das gentes vai pregar Cristo que ressuscitou dos mortos e expandirá a Santa Igreja de Deus.

São Paulo se dirigiu a Atenas, cidade na qual brilharam grandes oradores, como Demóstenes, Platão e Aristóteles. Ali o Apóstolo das gentes vai pregar Cristo que ressuscitou dos mortos e expandirá a Santa Igreja de Deus.

Redação (20/05/2020 09:36, Gaudium Press) Bastante frutuoso foi o apostolado feito por São Paulo na cidade grega de Tessalônica, onde, além de alguns israelitas e gregos, muitas mulheres da alta sociedade se converteram.

Pessoas pagas para fazer agitação pública

Entretanto, judeus ímpios, ébrios de ódio contra o Apóstolo dos gentios, “pegaram da praça alguns elementos [e] provocaram um tumulto, alvoroçando a cidade” (At 17, 5).

Evidentemente, esses elementos foram pagos para fazer essa agitação. Isso nos ajuda a interpretar os tumultos feitos pelo “povo” durante a Revolução Francesa, por exemplo.

Saindo de Tessalônica à noite, São Paulo se dirigiu a uma localidade chamada Bereia, também na Grécia, onde fez apostolado, e muitos judeus e gregos, inclusive “bom número dentre as mulheres gregas de boa família” (At 17, 12), abraçaram a Fé.

Logo que tomaram conhecimento dessas conversões, os ímpios judeus de Tessalônica foram para a Bereia a fim de “agitar e confundir o povo” (At 17, 13). Então, São Paulo se dirigiu a Atenas, cidade na qual brilharam grandes oradores, como Demóstenes, e filósofos, como Platão e Aristóteles, mas dominada por ídolos que incitavam os piores vícios.

Ali o Apóstolo das gentes vai pregar Cristo que ressuscitou dos mortos (cf. At 17, 31), e expandirá assim a Santa Igreja de Deus.

Aqueles grandes intelectuais de Atenas são hoje desconhecidos pelo povo, mas São Paulo é venerado em todo o orbe, inclusive nos mais humildes rincões.

São Dionísio o areopagita

Conduziram o Apóstolo até o Areópago, ou seja, o supremo tribunal de Atenas, que funcionava na Acrópole, uma colina rochosa de topo plano a 150 metros acima do nível do mar. Nesse local prestigioso, ele fez um discurso que é uma obra-prima de sabedoria, do qual São Lucas apresenta um pequeno resumo.

Eis suas palavras iniciais: “Atenienses, em tudo eu vejo que sois extremamente religiosos” (At 17, 22).  Ou seja, ele procurou obter a captatio benevolentiae, a benevolência do público.

Depois mostrou que Deus é o criador de todas as coisas e fez com que de um só casal descendessem todos os homens.

Em seguida, censurou a idolatria, falou da necessidade da conversão, referiu-se ao Juízo Final e a Cristo ressurreto.

Afirmou, em certo momento, que em Deus “vivemos, nos movemos e existimos, como disseram alguns dentre vossos poetas ” (At 17, 28). Esta gradação: a vida, o movimento, o ser, é mencionada por Aristóteles. Os atenienses certamente ficaram muito lisonjeados ao ouvirem um estrangeiro citar um trecho de um grande filósofo grego .

No Areópago, São Paulo estabeleceu o dogma da unidade das raças humanas. E, pregando o Deus único, pessoal, infinito, imutável, que preside por sua Providência o destino das nações, dos séculos e dos impérios, condenou o panteísmo e o fatalismo que grassavam na população .

Após ouvirem essa magnífica exposição, converteram-se Dionísio, o areopagita, e um pequeno número de pessoas que formavam uma elite. Dionísio era membro do Supremo Tribunal, um cargo muito importante que não se podia obter antes de completar 60 anos de idade . Posteriormente, ele foi o primeiro Bispo de Atenas, e santificou-se. Seu nome consta do Martirológio romano e sua memória é celebrada em 3 de outubro.

Em Corinto, os santos esposos Áquila e Priscila

Deixando Atenas, São Paulo foi para Corinto, capital da província romana da Acaia, cujos costumes eram muito depravados. Nessa cidade, ele encontrou um casal de israelitas, Áquila e Priscila, que haviam chegado da Itália, pois o Imperador Cláudio decretara que todos os judeus saíssem de Roma.

Eram fabricantes de tendas, e o Apóstolo passou a morar com eles, exercendo o mesmo trabalho (cf. At 18, 1-3). As tendas eram utilizadas pelos viajantes em todos os deslocamentos através do país, pois as hospedarias não existiam.

Dedicaram-se totalmente à evangelização e progrediram tanto na virtude que se tornaram santos. Diz o Martirológio:

“8 de julho – Comemoração dos santos esposos Áquila e Priscila, colaboradores do apóstolo Paulo, a quem acolhiam em sua casa e por ele expuseram suas cabeças.”

Todos os sábados São Paulo ia à sinagoga, onde discutia com os que ali se encontravam. Mas os judeus se lhe opuseram, dizendo blasfêmias. Então, sacudindo as vestes, ele declarou:

“O vosso sangue caia sobre vossas cabeças.” (At 18, 6). Isso significava: “Vós rejeitais a vida, figurada pelo sangue, e carregareis o castigo deste suicídio espiritual.”

Entretanto, houve um milagre: o próprio chefe da sinagoga “acreditou no Senhor com toda a sua família” (At 18, 8).

Certa noite, Nosso Senhor apareceu a São Paulo e disse-lhe:“Não tenhas medo; continua a falar e não te cales, porque Eu estou contigo. Ninguém te porá a mão para fazer mal. Nesta cidade há um povo numeroso que Me pertence” (At 18, 9-10).

Obedecendo a Cristo, o Apóstolo se dedicou à evangelização dos pagãos e muitos coríntios receberam o Batismo.

“A Igreja fundada por São Paulo em Corinto tornou-se o foco do Cristianismo em toda a península helênica” , ou seja, a Grécia antiga. Ele ficou um ano e meio nessa cidade, e ali escreveu as duas epístolas aos tessalonicenses, as mais antigas que possuímos do Apóstolo.

Êxito e terrível perseguição em Éfeso

Continuando suas viagens apostólicas, São Paulo esteve em Éfeso, na atual Turquia, que se tornara a capital da província romana da Ásia. Era a cidade mais populosa daquela região, mas muito devassa devido sobretudo ao culto vergonhoso da deusa Diana, à qual fora edificado um imenso templo.

O Apóstolo operou nessa cidade muitas conversões e realizou milagres extraordinários: quando se colocavam lenços ou aventais tocados em São Paulo sobre doentes ou possessos, as enfermidades desapareciam e os demônios eram expulsos (cf. At 19, 11-12).

Os praticantes de magia rejeitaram seus erros, levaram seus livros – rolos de pergaminho – para a praça pública e os queimaram.

Mas os adoradores de Diana, impulsionados por um ourives, tumultuaram a cidade contra São Paulo e se dirigiram em massa ao teatro, onde se realizavam as assembleias públicas e podia conter 30.000 espectadores .

Terminado o tumulto, São Paulo chamou os discípulos, despediu-se deles e partiu para outras regiões.

O Apóstolo havia passado três anos em Éfeso (cf. At 20, 31) “Crê-se que nessa época foram fundadas, pelo menos em germe, as sete igrejas que São João menciona nos primeiros capítulos do Apocalipse” . São elas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Por Paulo Francisco Martos

(in “Noções de História da Igreja” – 11)

…………………………………………………………………………………

1- Cf. FILLION, Louis-Claude.  La sainte Bible avec commentaires – Actes des Apôtres. Paris: Lethielleux. 1889, p. 742. 

2- Cf. DARRAS, Joseph Epiphane. Histoire Génerale de l’Église. Paris : Louis Vivès. 1869, v. V, p. 578.

3- Cf. FILLION, op. cit., p. 743.

4- FILLION, op. cit., p. 745.

5- Idem, ibidem, p. 745-746.

6- Cf. FILLION, op. cit., p. 757.

7- FILLION, op. cit. p. 753.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas