Gaudium news > Moçambique: atacada Missão dos Monges Beneditinos em Cabo Delgado

Moçambique: atacada Missão dos Monges Beneditinos em Cabo Delgado

A Missão Beneditina de Mocímboa da Praia, extremo norte de Moçambique, foi atacada por insurgentes. Missionários e seminaristas se embrenharam pela selva até conseguir refúgio na vizinha Tanzânia.

 A Missão Beneditina de Mocímboa da Praia, estremo norte de Moçambique, foi atacada por insurgentes. Missionários e seminaristas se embrenharam pela selva até conseguir refúgio na vizinha Tanzânia.

Pemba – Moçambique (19/05/2020 9:20, Gaudium Press)  O Bispo da Diocese de Pemba, em Moçambique, Dom Luiz Fernando Lisboa, confirmou que, na Província de Cabo Delgado, homens fortemente armados assaltaram e destruíram a casa dos Monges Beneditinos da Missão Católica situada na aldeia de Auasse, em Mocímboa da Praia, no extremo norte de Moçambique.

Durante o ataque à Missão, realizado na terça-feira, 12 de maio, os terroristas destruíram um hospital. Além disso, praticaram roubos de bens pertencentes à Missão, inclusive levaram uma viatura usada pelos sacerdotes padres beneditinos em sua evangelização e obras sociais.

Por causa deste ataque, os sacerdotes e seminaristas, para não serem mortos, tiveram que fugir.

A fuga dramática foi feita pela selva onde os religiosos perseguidos passaram vários dias sem alimentar-se até que conseguissem cruzar a fronteira com a Tanzânia.

Eles emigraram para esse país vizinho refugiando-se em um Mosteiro da Ordem Beneditina.

Conferência Episcopal de Moçambique condena novo ataque de bandos armados

Embora sem ter ocorrido vítimas fatais, Dom Lisboa destacou que a Conferência Episcopal de Moçambique vê com muita tristeza este mais recente ataque a alvos católicos e condena tais agressões.

Ainda recentemente, recordou ele, houve um ataque perpetrado contra a missão católica de Nangololo com as mesmas características deste.

Situação sem controle, apesar da presença das Forças de Segurança

As autoridades governamentais moçambicanas informaram que recentemente naquela região foram mortos mais de 50 terroristas.

Porém, o Bispo de Pemba, afirma que “a situação não está nada controlada, porque os ataques ainda prosseguem, mesmo com a forte presença das Forças de Defesa e Segurança (FDS)”.

A Missão dos Monges em Cabo Delgado: evangelização e ação social

Referindo-se à presença e atuação dos monges beneditinos em Cabo Delgado, o Bispo de Pemba, a recordou que eles já estão na Província há alguns anos.

Os missionários alvos dos ataques recentes construíram uma Igreja e administram uma paróquia em Palma, além de exercerem outras atividades caritativas e desenvolver infraestruturas sociais.

Dom Luiz Fernando Lisboa lembrou que no recente ataque dos terroristas contra a Missão Católica no norte de Moçambique eles destruíram uma unidade sanitária erguida pelos Beneditinos e queimaram equipamentos diversos, na aldeia de Auasse. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas