Gaudium news > Covid-19: Vietnã e Coreia do Sul reabrem igrejas

Covid-19: Vietnã e Coreia do Sul reabrem igrejas

Bispos do Sudeste Asiático autorizam abertura de Igrejas para celebrações públicas. Sacerdotes podem poderão atender confissões e ministrar a Unção dos Enfermos.

 Bispos do Sudeste Asiático autorizam abertura de Igrejas para celebrações públicas. Sacerdotes podem poderão atender confissões e ministrar a Unção dos Enfermos.

Roma (27/04/2020 14:42, Gaudium Press) Depois da flexibilização das medidas contra a propagação do contágio do covid-19 anunciadas em 22 de abril pelas autoridades governamentais vietnamitas, bispos de três dioceses do Vietnã autorizaram a retomada das liturgias públicas, embora com várias restrições e precauções.

Três Dioceses autorizam Missas públicas no Vietnã

No último dia 24 de abril, Dom Alfonse Nguyen Huu Long, bispo da Diocese de Vinh, no norte do Vietnã, para suprir a necessidade da Eucaristia, autorizou os sacerdotes de sua diocese a celebrar as Missas diárias, limitando a participação a um máximo de dois fiéis durante a semana e no sábado e a quatro no domingo.

Os fiéis deverão usar uma máscara e desinfetar as mãos antes de entrar na igreja. Após as celebrações, as paróquias têm a responsabilidade de higienizar o local.

Dom Long exorta ainda os doentes, os idosos e as crianças e aqueles provenientes de outras localidades a continuarem a acompanhar as celebrações em casa. Os sacerdotes também poderão atender confissões e ministrar a Unção dos Enfermos. Todas as outras atividades eclesiais coletivas permanecem suspensas.

Na Diocese de Ha Tinh, também permanecem suspensas as peregrinações, a Adoração Eucarística, encontros, retiros espirituais, cursos de catecismo e festas de padroeiros, mas desde este último final de semana, os fiéis já puderam participar nas Missas em pequenos grupos e confessar, mas mantendo a distância social de segurança e usando máscara. O bispo Dom Paul Nguyen Thai também recomendou a todas as pessoas com tosse ou febre ou provenientes de outras localidades, a permanecerem em quarentena.

As Missas, com a participação dos fiéis, foram retomadas na Diocese de My Tho, sul do Vietnã, sempre respeitando as normas de segurança: distanciamento social recomendado, máscaras e higienização dos ambientes.

Igrejas são abertas também na Coreia do Sul

As igrejas da Coréia do Sul abriram suas portas no domingo, 26 de abril. Todas as Igrejas puderam receber os fiéis que deveriam ainda manter a distância social e com a obrigação de usar máscaras protetoras.

A abertura das igrejas foi facilitada pela diminuição de contágios no país fazendo com que autoridades removessem algumas limitações até agora impostas para as reuniões públicas.

Apesar do alívio das medidas restritivas, algumas igrejas decidiram manter em vigor regras mais rigorosas que as solicitadas pelo governo.

No período de confinamento social, as comunidades religiosas puderam celebrar as cerimônias em streaming, oferecendo também “serviços de drive-in”: apoio espiritual nos estacionamentos da escola enquanto os fiéis permaneciam dentro de seus carros. 

Em fevereiro, nos dias mais difíceis da crise, o bispo Dom Lázaro You Heung-sik, bispo de Daejeon e presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Conferência Episcopal Coreana, convidou os fiéis à oração, mas também uma ação em concreto:
“Um rosário por dia, caridade e penitência.” (JSG)

(Com informações Ásia News)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas