Gaudium news > Como celebrar o Domingo de Ramos em tempos de quarentena?

Como celebrar o Domingo de Ramos em tempos de quarentena?

Pendurar ramos verdes nas portas, janelas e sacadas, pode ser uma forma de dar testemunho público de Fé respeitando as normas de prevenção de contágio do Covid-19.

Uma sugestão é a de pendurar ramos verdes nas portas, janelas e sacadas, dando assim testemunho público de Fé e respeitando as normas de prevenção de contágio do Covid-19.

Redação (Sexta-feira, 03-04-2020, Gaudium Press) Uma plataforma de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2022 propôs uma forma simples através da qual os fiéis podem passar o Domingo de Ramos em seus lares, obedecendo as normas de prevenção de contágio do Covid-19 e ao mesmo tempo dando testemunho público de sua Fé: pendurar ramos verdes nas portas, janelas e sacadas de seus lares.

Uma forma de estar ligado às cerimônias da Semana Santa

Segundo a publicação, a sugestão de colocar um ramo na porta de casa ou na janela, no próximo domingo, 5 de abril, “serviria para, apesar do isolamento social, estar ligado às cerimônias da Semana Santa”.

(Leia também: Qual o significado do Domingo de Ramos? Origem e simbolismo)

Famílias que não tiverem plantas podem utilizar decorações artificiais como as empregadas no Natal ou mesmo pedir para as crianças desenharem palmas para decorar com elas as janelas.

Pendurar ramos verdes nas portas, janelas e sacadas, pode ser uma forma de dar testemunho público de Fé respeitando as normas de prevenção de contágio do Covid-19.

Acompanhar as celebrações através da internet

Os fiéis podem acompanhar as celebrações litúrgicas através das transmissões on-line para manter a unidade espiritual, enquanto os sinais externos manifestam aos demais a necessidade de honrar a Deus nos dias santos.

(Leia também: As cerimônias da Semana Santa: Domingo de Ramos)

“A Semana Santa não será suspensa, pois ela se vive em todos os lares”, recordou a plataforma em seu convite. Em um esforço semelhante, a Plataforma Aleteia publicou um desenho imprimível para colorir. “Trata-se também de uma atividade que pode ajudar os pais a celebrarem com as crianças o próximo Domingo de Ramos, neste ano em que estaremos confinados em nossas casas”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas