Gaudium news > Tempo de pandemia: Vaticano estabelece Missa votiva e nova oração na Sexta-feira Santa

Tempo de pandemia: Vaticano estabelece Missa votiva e nova oração na Sexta-feira Santa

Congregação Vaticana propõe Missa votiva e nova intenção às Intercessões Solenes na Celebração da Paixão do Senhor.

Congregação Vaticana propõe Missa votiva e nova intenção às Intercessões Solenes na Celebração da Paixão do Senhor.

Roma (Sexta-feira, 03-04-2020, Gaudium Press) Para as cerimônias durante a Celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa, a Congregação para o Culto Divino, para este período de pandemia, propôs uma Missa votiva para este período de pandemia e uma nova intenção para as Intercessões Solenes, levando em consideração a crise em que o mundo vive atualmente.

Os novos textos litúrgicos estão disponíveis no site da Congregação, juntamente com os decretos de 30 de março que os promulgam. Estes documentos já tinham sido enviados para os bispos do mundo.

Intenções da Sexta-feira Santa

A intenção da Sexta-feira Santa inclui uma oração “para aqueles que sofrem por causa dessa pandemia”, ou seja, aqueles que “sofrem as consequências da pandemia atual”. Nesta oração pede-se que Deus, em Sua compaixão, proteja aqueles que estão sofrendo, alivie a dor daqueles que estão doentes, fortaleça os que cuidam deles e acolhe os mortos na paz eterna.

(Leia aqui sobre o significado da cerimônia da Sexta-feira Santa)

A Missa votiva

A Congregação para o Culto Divino propôs também uma missa votiva voltada “especificamente para implorar a Deus que acabe com essa pandemia”.

Na Coleta, ou Oração de Abertura, deve ser rezado: “Deus todo-poderoso e eterno, nosso refúgio em todo perigo, a quem nos voltamos em nossa angústia; em fé, oramos, olhe com compaixão para os aflitos, conceda descanso eterno aos mortos, consolo aos enlutados, cura aos enfermos, paz aos moribundos, força aos trabalhadores da saúde, sabedoria aos nossos líderes e coragem para alcançar todos em amor, para que juntos possamos glorificar o teu santo nome”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas