Gaudium news > Bispos dos EUA esclarecem normas dos sacramentos da Confissão e Unção dos Enfermos

Bispos dos EUA esclarecem normas dos sacramentos da Confissão e Unção dos Enfermos

O Presidente do Comitê de Liturgia da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, recordou que há limites estabelecidos na disciplina da Igreja que devem ser respeitados.

O Presidente do Comitê de Liturgia da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos, recordou aos Bispos do país que há limites estabelecidos na disciplina da Igreja que devem ser respeitados.

Estados Unidos – Washington (Segunda-feira, 30-03-2020, Gaudium Press) Por ocasião das inusuais circunstâncias ocasionadas pelas estritas normas de prevenção de contágio durante a pandemia de Covid-19 os sacerdotes e os Bispos têm demonstrado uma piedosa criatividade para aproximar os auxílios da devoção e os sacramentos aos fiéis. No entanto, uma carta enviada pelo Presidente do Comitê de Liturgia da Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB), Dom Leonard Blair, aos Bispos do país, recorda que há limites estabelecidos na disciplina da Igreja que devem ser respeitados apesar das circunstâncias.

“Com respeito à Penitência, é claro que o Sacramento não deve ser celebrado através de telefones celulares”, declarou Dom Blair. “Os telefones celulares não devem ser empregados inclusive quando se busque a amplificação das vozes entre um confessor e um penitente que estão dentro do alcance visual”. O prelado recordou que o uso de tecnologias como estas também envolve riscos contra o sigilo de Confissão.

Mas a Confissão não é o único Sacramento a ser objeto de propostas que vão além do admissível. “No que diz respeito à Unção de Enfermos, não é possível que a unção com azeite seja delegada à outra pessoa como um enfermo ou doutor”, afirmou Dom Blair. As pessoas que não podem acessar a absolvição sacramental, recordou, ainda podem realizar um ato de contrição perfeita inspirada no amor a Deus, segundo estabelece a Penitenciaria Apostólica.

Os esclarecimentos são produtos das consultas feitas ao prelado e levadas ao conhecimento do Núncio Apostólico nos Estados Unidos, Dom Christopher Pierre, para sua posterior remissão à Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. Após a consulta a Dom Arthur Roche, Secretário do Dicastério, o Núncio Apostólico referiu a Dom Blair as citadas determinações comunicadas aos Bispos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas