Gaudium news > Terceira Pregação da Quaresma: “Perto da Cruz de Jesus estava Maria, sua mãe”

Terceira Pregação da Quaresma: “Perto da Cruz de Jesus estava Maria, sua mãe”

Maria estava junto da cruz de Jesus. Ela estava ali, junto à cruz, de pé, no sofrimento, no silêncio: como ‘sua mãe’, Ela viu tudo.

Maria estava junto da cruz de Jesus. Ela estava ali, junto à cruz, de pé, no sofrimento, no silêncio: como ‘sua mãe’, Ela viu tudo.

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 27-03-2020, Gaudium Press) A terceira pregação da Quaresma de 2020 do Frei Raniero Cantalamessa para a Curia Romana foi realizada nesta sexta-feira, 27 de março. A meditação de hoje contempla a presença de Maria junto da cruz. Por isto mesmo, nela foram recordadas palavras de São João, o discípulo “que viu e que por isso, sabe que fala a verdade”.

Maria, ao lado do Filho “assistiu a tudo”

Frei Cantalamessa inicia descrevendo a cena: “Perto da cruz de Jesus estavam de pé a sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena”. Maria estava ali como ‘sua mãe’. Era uma situação totalmente diferente.

Maria ouviu os gritos: ‘Esse não, mas Barrabás!’, assistiu ao Ecce homo, viu a carne da sua carne açoitada, sangrando, coroada de espinhos, seminua perante a multidão, estremecendo sacudida por arrepios de morte na cruz”.

O mesmo sacrifício

Cantalamessa prossegue: “A ela foi pedido algo difícil: perdoar. Quando ouviu o Filho dizendo: Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem! (Lc 23,34), ela entendeu o que o Pai do céu esperava dela: que dissesse com o coração as mesmas palavras: ‘Pai, perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!‘. E ela as disse. Perdoou”.

Para o pregador da Casa Pontifícia, “Maria foi tentada, como Jesus no deserto, isto aconteceu particularmente junto da cruz. E foi uma tentação profundíssima e dolorosíssima, porque tinha como causa o mesmo Jesus”

“Maria, não grita: ‘Desce da cruz; salva-te a ti mesmo e a mim!’, ainda que seja fácil entender como seria natural que semelhantes pensamentos e desejos surgissem no coração de uma mãe. Maria cala-se”.

“Junto da cruz, Maria se une ao sacrifício do Filho, portanto não estava “perto dele, só num sentido físico e geográfico, mas também num sentido espiritual”. “Sofria no seu coração o que o Filho sofria na carne. Naqueles momentos há entre ele e sua mãe algo de grande em comum: o mesmo sofrimento”.

O que é estar junto da cruz de Jesus

Mas o que significa ficar perto da cruz “de Jesus”?

Frei Cantalamessa explica: “Não é suficiente ficar perto da cruz, no sofrimento, e aí ficar em silêncio. O que vale não é a própria cruz, mas a de Cristo. Não é o fato de sofrer, mas de acreditar, apropriando-se assim do sofrimento de Cristo. A primeira coisa é a fé. A realidade maior de Maria junto da cruz foi a sua fé, maior ainda do que o seu sofrimento”.

“Esperou contra toda a esperança”

Continua o pregador: “A cruz de Cristo não é apenas o momento da morte de Cristo, mas também o de sua ‘glorificação’ e triunfo”. Maria no Calvário, não é só a ‘Mãe das Dores’, mas é também a Mãe da esperança, ‘Mater Spei’, como a invoca a Igreja num de seus hinos”.

Maria “acreditou esperando contra toda a esperança. Esperar contra toda a esperança significa sem ter nenhum motivo de esperança, numa situação humanamente de total desesperança, continuar esperando unicamente por causa da palavra de esperança pronunciada por Deus”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas