Gaudium news > Renúncia do Bispo de Araçuaí foi aceita pelo Papa

Renúncia do Bispo de Araçuaí foi aceita pelo Papa

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Marcello Romano do governo da Diocese de Araçuaí.

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia de Dom Marcello Romano do governo da Diocese de Araçuaí.

Vaticano (Quarta-feira, 25-03-2020, Gaudium Press) Foi anunciado nesta quarta-feira, 25 de março, que o Papa Francisco aceitou o pedido feito por Dom Marcello Romano para renunciar ao governo pastoral da Diocese de Araçuaí, Minas Gerais.

Ainda hoje foi nomeado como Administrador Apostólico Dom José Carlos Brandão Cabral, Bispo de Almenara, também em Minas Gerais.

A renúncia

Em um pronunciamento publicado nesta quarta-feira pelo Diocese de Araçuaí, o agora Bispo Emérito, Dom Marcello Romano afirma que nos “últimos meses” percebeu “a necessidade de cuidar mais da saúde física (diabetes) e psicológica, e também buscar um aprofundamento maior na vida espiritual”.

Para ele, esta “dolorosa decisão” foi tomada após um tempo “amadurecendo na direção espiritual, em preces e lágrimas”.

Dom Marcello afirma em seu pronunciamento que “Mesmo diante de decisões que resultam separações e despedidas, tenho convicção de que a vocação é dinâmica e a vida é sempre uma partida em missão.
Agradeço muito a Deus a oportunidade de servir este povo durante quase oito anos. Também sou agradecido, por Deus me fazer perceber minhas limitações e experimentar a pequenez que me habita, algo tão humano, creio”.

Dom Marcello Romano ainda disse que, como Bispo Emérito, seguirá rezando pela Diocese de Araçuaí, “por seu Bispo Diocesano, pelo Clero, pelas vocações, por seus agentes evangelizadores e pelas necessidades de todo o povo”.

Dom Marcello Romano

Dom Marcello Romano tem 54 anos, nasceu em Conceição do Mato Dentro (MG), em 15 de agosto de 1965.
Estudou Filosofia no Mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, e Teologia no Seminário Nossa Senhora do Rosário, na Diocese de Caratinga (MG).

Foi ordenado sacerdote em 1997, incardinado na Diocese de Guanhães, da qual também foi Administrador Diocesano no período em que esta esteve vacante, entre 2011 e 2012.

Em 13 de junho de 2012, foi nomeado Bispo de Araçuaí e recebeu a ordenação episcopal em 8 de setembro do mesmo ano, tendo como lema “Fazer o amor ser amado”. Tomou posse como nono bispo diocesano em 16 de setembro de 2012.

Por fim, agradeceu a todos que o “acolheram, apoiaram e sustentaram nesta caminhada, com sua amizade e orações”. “Peço perdão a todos quantos ofendi ou decepcionei.
Senhor, misericórdia! ” e pediu:
“Vamos rezar pelo próximo Bispo da diocese de Araçuaí. Que ele tenha o coração de Jesus Bom Pastor, e possa corresponder melhor aos anseios deste povo querido. Que seu pastoreio seja acolhido e apoiado de verdade”, concluiu. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas