Gaudium news > O primeiro presépio da História, como surgiu?

O primeiro presépio da História, como surgiu?

Redação (Quinta-feira, 12-12-2019, Gaudium Press) Como surgiu o piedoso costume de montar presépios por ocasião do Natal?

O primeiro presépio da História.jpeg

Corria o ano de 1223. A neve cobria com seu alvo manto a pequenina cidade de Greccio, no centro-sul da Itália. Os sinos repicavam festivamente, anunciando a noite de Natal.

Todos os habitantes, camponeses em sua maioria, encontravam-se reunidos em torno de São Francisco de Assis, que procurava explicar-lhes o mistério do nascimento do Menino-Deus. Eles ouviam com respeito, mas… não davam mostras de terem realmente compreendido. O que fazer?

Explicando o Natal…

São Francisco procurou um modo mais didático de explicar aos iletrados aldeões a história do Natal.

Mandou trazerem-lhe uma imagem do Menino Jesus, uma manjedoura, palhas, um boi e um burro. Os campônios entreolharam-se, surpresos, mas providenciaram tudo sem demora.

Em pouco tempo, o Santo compôs a cena: no centro, a manjedoura com as palhas; no fundo, os dois pacíficos animais. Faltava apenas a imagem do Menino Jesus.

Um grande prodígio: um sorriso

Com grande devoção, São Francisco tomou-a nos braços, para depositá-la na manjedoura.

Dá-se então um grande prodígio!

Ante os olhos maravilhados de todos, a imagem toma vida e o Menino sorri para São Francisco. Este abraça ternamente o Divino Infante e O deita sobre as palhas da manjedoura, enquanto todos se ajoelham em atitude de enlevada adoração.

O Menino-Deus sorri uma vez mais e abençoa aqueles camponeses ali prostrados a seus pés.
Poucos instantes depois, havia sobre as palhas uma simples imagem inanimada…
Mas na alma de todos permaneceu a recordação viva do Menino Jesus. Ele lhes havia sorrido!

Nasceu a tradição

A partir de então, o povo de Greccio montava todos os anos o “presépio de São Francisco”, na cândida esperança de que o milagre se renovasse.

Não foram iludidos em sua esperança.

Graças do Natal que se espalham pelo universo!

Embora a imagem não mais tomasse vida, a Virgem Maria lhes falava especialmente à alma nessas ocasiões, com graças sensíveis.

Que graças? As graças próprias à Liturgia do Natal.

Só para os aldeões de Greccio? Não!

Em todos os presépios do mundo está presente o Menino Jesus – com Maria, sua Mãe, e São José – à espera apenas de que nos acerquemos para, também nós, recebermos um sorriso e uma bênção.

É justamente por este motivo que se espalhou por todo o universo católico o costume de montar presépios por ocasião do Natal.

Convite

Faça, leitor, como os habitantes de Greccio.

Ajoelhe-se piedosamente diante do Menino Jesus no presépio e, por intercessão da Virgem Maria, peça para si e para todos os seus entes queridos esse sorriso que comunica felicidade, essa bênção que transmite paz. (ARM)

(in “Revista Arautos do Evangelho”)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas