Gaudium news > Santo Expedito, padroeiro das causas urgentes

Santo Expedito, padroeiro das causas urgentes

Quantas vezes vivemos situações que necessitam de soluções urgentes, rápidas e definitivas. Temos ao nosso lado um soldado que intercede por nós junto a Deus Nosso Senhor.

Santo Expedito padroeiro das causas urgentes

Redação (19/04/2023 09:09, Gaudium Press) A iconografia católica nos mostra Santo Expedito como um jovem vestido de soldado romano, com armadura, túnica e um manto vermelho. Nas mãos ele tem uma cruz onde pode-se ler a palavra latina: ‘Hodie’, que significa “hoje”.

História de Santo Expedito: Significado de Hodie e Crás

Conta a história que Expedito recebeu a graça de conhecer e entregar-se a Jesus Cristo depois de adulto, enquanto servia ao exército romano em um alto posto militar.

Tomando a resolução definitiva de converter-se à Fé Católica, o demônio, desejando continuar possuindo aquela alma, apareceu-lhe em forma de um corvo que gritava “crás! crás!”. Palavras que ele entendia: “amanhã! amanhã!”. E que sabia o que o demônio queria dizer com isso: Deixe para amanhã sua conversão!

Rapidamente Expedito mostrou-lhe a cruz e exclamou bem alto: “Hoje”! O maligno não suportou esse súbito e afirmativo gesto: a tentação foi afastada prontamente; o demônio foi vencido!

Por isso encontramos nas imagens do Santo aquela ave que representava o mal sendo esmagada sob os pés do centurião romano. E é desse modo que o nosso intercessor Santo Expedito atende as nossas causas: pronta e rapidamente.

Santo Expedito padroeiro das causas urgentes 3

Patrono das almas que querem deixar logo as vias do pecado

Expedito é também patrono de todas as almas que querem deixar logo as vias do pecado, do vício, da discórdia, da ira, da inveja, da impureza… E que as quer deixar, logo, imediatamente.

Não quer abandonar o mal “crás”, mas “hodie”! Quer abandonar o mal logo! Hoje! E não, como sugere o demônio, amanhã! Depois, mais tarde, …nunca!

Dados como data e lugar de nascimento do Santo escapam aos historiadores, porém a pessoa de Expedito existiu, sua vida é comprovada. Provavelmente ele era armênio e nasceu na pequena cidade de Metilene, onde também morreu como mártir.

Legião fulminante

Ele pertenceu a uma legião romana conhecida como “fulminante”. Uma legião que tinha como encargo defender e expulsar os bárbaros que ameaçavam o Império Romano. Muitos dados históricos e heroicos dos legionários que dela faziam parte foram guardados mas, infelizmente, pouco ou quase nada restou da memória de seus chefes.

Sabe-se, porém, que, como verdadeiro cristão, o Centurião Santo Expedido, a tal ponto lutou com valentia, destemor e santidade que seus feitos chamaram a atenção de todos e chegaram ao conhecimento do Imperador Deocleciano.

Esse ímpio Imperador, instigado por pessoas que lhe eram próximas, acabou por desatar uma perseguição sangrenta contra todos os cristãos. Por ódio à Fé ele matou parentes, autoridades religiosas, simples leigos e até soldados da Legião Romana que o protegia! Santo Expedito foi martirizado nessa perseguição.

Santo Expedito padroeiro das causas urgentes 1

Origem do nome Expedito

Sabe-se que na Legião Romana havia duas categorias de soldados: os “expeditus, que tinham mais liberdade de ação quanto aos armamentos e comando de soldados, e os “impeditus”, que eram mais restritos, menos atuantes. Pode ser que o nome de nosso santo venha desse seu modo de ser e das atribuições que tinha na Legião: Expeditus.

Mas há pessoas que atribuem nome por causa da personalidade corajosa, prontidão nas ações e fidelidade à Fé verdadeira que professava. Quando suas atitudes eram de um verdadeiro Legionário “Expeditus”.

Sendo cidadão romano e alto oficial do exército romano, podemos crer que foi com uma espada que seu martírio foi perpetrado. Sua alma foi de encontro ao Salvador no dia 19 de abril de 303, da era cristã, quando Deocleciano era Imperador de Roma.

Santo Expedito o santo das causas urgentes

Quantas vezes vivemos, em nossos dias, situações que necessitam de soluções urgentes, rápidas e definitivas. Temos ao nosso lado um soldado, um guerreiro que intercede por nós junto a Deus Nosso Senhor.

Expedito, que em terra travou, valentemente, batalhas humanas; que enfrentou o próprio demônio, agora, do Céu, vem em nosso auxílio, em nosso socorro… rapidamente, logo, de um modo ligeiro, expedito!

Confiemos, portanto… Com Fé peçamos aquilo de que mais precisamos. Peçamos por nós e também não nos esqueçamos de pedir pelos que são nossos e precisam de nossas orações.

Santo Expedito padroeiro das causas urgentes 2

A poderosa oração de Santo Expedito

Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, interceda por mim junto a Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois um Santo guerreiro. Vós que sois o Santo dos aflitos. Vós que sois o Santo dos desesperados. Vós que sois o Santo das causas urgentes. Protegei-me, ajudai-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido (fazer o pedido). Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar. Protegei minha família, atendei o meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranquilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem Fé. Santo Expedito, rogai por nós. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas