Gaudium news > O ouro: metal ou cor?

O ouro: metal ou cor?

O ouro compreende um forte valor simbólico. Já o dourado é considerado o símbolo real por excelência em vista da preciosidade e da raridade do material.

O ouro metal ou cor 1

Redação (30/04/2020 09:00, Gaudium Press) O site Narthex, editado pelo Serviço Nacional de Pastoral Litúrgica da Conferência Episcopal Francesa e que visa manifestar a presença católica no domínio da arte sacra e da cultura divulgou uma interessante matéria sobre a utilização da ourivesaria na liturgia, como elemento de sua sacralização.

Ourivesaria religiosa: necessidade da cor de ouro

Cécile Dufour, Doutora em História da Arte Medieval e especializada em pesquisas de ourivesaria a serviço do culto litúrgico, especialmente no tocante às obras parisienses dos séculos XII e XIII, descreve como a ourivesaria religiosa reúne certa quantidade de objetos cuja principal característica está em sua cor de ouro.

O ouro metal ou cor 2

Os regulamentos da época estabeleciam que o ouro e a prata utilizados na liturgia deviam ser do mais puro encontrado no mercado. A utilização de materiais nobres e de pedras preciosas é justificada pelo aspecto transcendental a que induzem, diz Cécile Dufour, o que reflete a crença num poder místico.

Donde, precisamente a necessidade da cor de ouro. Entre as recomendações dadas pelo célebre clérigo e estadista francês do século XII, Suger, já se encontram conselhos neste sentido.

O ourives utiliza matérias preciosas para conter coisas raras

O ouro assinala a pesquisadora é empregado por causa de seu simbolismo divino, mas também em vista de seu aspecto inalterável, o que faz com que este metal seja utilizado tanto enquanto material não sujeito a variações, quanto no tocante à sua cor. A importância das cores parece ter tomado todo seu sentido no início da Idade Média, na época das peregrinações e em que o aparecimento dos relicários cuja forma aparente evocam a de um ser humano.

O ouro metal ou cor 3

É no domínio da ourivesaria dos séculos XII e XIII que esta tendência se manifesta com o surgimento de uma variedade de pequenos objetos tais como relicários, encadernações e patenas. O ouro passa a ser utilizado não mais somente pelas suas características estruturais, mas também com o fim de introduzir uma noção nova, em sintonia com sua utilização de “cor simbólica”, que parece traduzir bem a ideia do divino, juntamente com a ideia de atemporalidade. Dimensão e tendência artística esta que parece ser do desejo dos artistas e especialmente dos ourives, em querer representar cenas bíblicas, tal como a Crucifixão, de maneira atemporal, por meio de aplicações de fundo dourado.

A Idade Média e a cor dourada

A cor dourada acha-se frequentemente na Idade Média no campo devocional. Constata-se sua presença omnipresente no terreno da iluminura, nos trabalhos em ébano, na pintura ou na ourivesaria. Simboliza aí principalmente o caráter atemporal daquilo que é representado, mas também sua sacralidade, devido ao fato da preciosidade do material utilizado.

 

O ouro metal ou cor 6

Material este empregado por não sofrer oxidação e resistir às invectivas químicas. Possui, além do mais, especial característica de conservação, já que é o único metal a não diminuir em nada por ocasião da purificação pelo fogo; mais até: quanto mais aquecido, aumenta sua qualidade, o que o torna um material fora do comum, que corresponde a todas as expectativas tanto litúrgicas, quanto físico-químicas.

O dourado e seus simbolismos

Do ponto de vista do culto, o ouro é indispensável à fabricação dos objetos sagrados, pois que compreende um forte valor simbólico. O dourado deve ser considerado como cor integral, pois que era o símbolo real por excelência em vista da preciosidade e da raridade do material.

O ouro metal ou cor 7

Por conseguinte, afirma a pesquisadora, o dourado deve ser considerado como uma cor que vai além do branco; um “super-branco”. Serve para marcar uma referência espaço-temporal que implica na ideia de atemporalidade. Ideia que é utilizada na ourivesaria do século XIII onde o conjunto da iconografia tem como fundo o ouro, que neutraliza toda noção de tempo.

O ouro nos relicários dos Santos

O segundo simbolismo da cor ouro é encontrado nos relicários. Os santos personagens cujas relíquias são veneradas são apreciados como exemplos para os fiéis, em vista de seus sacrifícios na defesa da causa de Deus. Neste sentido podem ser considerados, numa certa medida, como oferendas feitas de si mesmos. Tal devotamento tem seu valor realçado pelo uso de um metal precioso: o ouro, o qual serve para colocar em evidência a sacralidade destes santos mártires.

O ouro metal ou cor 5

A partir do ano de 1260 observa-se uma mutação na representação de cenas dos santos. Até então, os relicários reproduziam toda a vida dos santos. A partir de então, os ourives representam somente o sacrifício feito por estes santos.

O ouro na Bíblia

A utilização do ouro pode ser confirmada na Bíblia, onde é citada várias vezes. O feitio da Arca da Aliança atesta o emprego do ouro na fabricação dos relicários. Com efeito, a descrição dela que nos faz o Êxodo 25, 10-16 é bastante semelhante à de um relicário, conclui a historiadora.

Por Guy de Ridder

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas