Gaudium news > O Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, a “salvadora de Roma”

O Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor, a “salvadora de Roma”

A origem da invocação a Nossa Senhora do Divino Amor não está ligada a nenhuma aparição mariana, mas sim a uma bela e antiga imagem da Mãe de Deus.

A origem da invocação a Nossa Senhora do Divino Amor não está ligada a nenhuma aparição mariana, mas sim a uma bela e antiga imagem da Mãe de Deus.

Roma – Itália (Segunda-feira, 09-03-2015, Gaudium Press) Nossa Senhora aparece sustentando em seus braços o Menino Jesus, ambos iluminados pelo símbolo da pomba, que representa o Espírito Santo, assim é a venerada imagem de Nossa Senhora do Divino Amor, cujo santuário é epicentro da devoção mariana em Roma.

Origem da devoção a Nossa Senhora do Divino Amor

Situado nas periferias da capital italiana, sua origem não está ligada com uma aparição mariana, mas sim a uma bela e antiga imagem mariana que foi colocada no século XIII em uma das torres que protegiam o Castelo de Leva, pertencente à família Savelli-Orsini, o qual se situava na zona agrícola romana.

O caráter sobrenatural da imagem se manifestou pela primeira vez durante a primavera de 1740 quando ocorreu o primeiro milagre atribuído à Nossa Senhora do Divino Amor. Tudo ocorreu quando um pedestre que se encontrava nos arredores da torre foi atacado repentinamente por uma matilha de cachorros que ameaçavam matá-lo. O viajante olhou até a torre e ao ver a imagem de Nossa Senhora lhe pediu auxílio, de imediato os cachorros se dispersaram e fugiram para o campo.

A origem da invocação a Nossa Senhora do Divino Amor não está ligada a nenhuma aparição mariana, mas sim a uma bela e antiga imagem da Mãe de Deus.

 

Após este prodígio a venerada imagem começa a ganhar fama e constroem um templo em sua honra, o qual é consagrado pelo Cardeal Cario Rezzonico, que logo seria o Papa Clemente XIII, no ano de 1750. Após a consagração iniciam as peregrinações ao lugar, fazendo-se populares as romarias da noite de cada sábado desde a Páscoa até outubro, uma tradição que continua atualmente.

Coroação Canônica de Nossa Senhora do Divino Amor

Posteriormente, no dia 13 de maio de 1889 a Virgem recebe a coroação Canônica por parte do Capítulo Vaticano, e em 1930 é eleito Dom Umberto Terenzi -servo de Deus- como reitor do Santuário, que deu grande impulso ao lugar, assim como a devoção à Nossa Senhora do Divino Amor. Precisamente um par de anos depois, em 1932, quando o santuário se converte em Paróquia, Terenzi é nomeado seu primeiro pároco. Dez anos depois, o sacerdote institui a Congregação das Filhas de Nossa Senhora do Divino Amor.

Foi o Papa Pio XII que no dia 11 de junho de 1944, ao rezar a ação de graças junto com os romanos, dá a Nossa Senhora o título de “Salvadora da Urbe”. Naquela oportunidade o pontífice também expressou: “Nós olhamos até ti, Mãe do Divino Amor, esperando de ti de tua materna intercessão nossa salvação (…) proteja tua Roma”.

Salvadora de Roma

Naquele mesmo ano, Nossa Senhora do Divino Amor ganhou a fama de “Salvadora de Roma”. Na ocasião, a capital italiana corria perigo de ser destruída por causa da Segunda Guerra Mundial, por isso foi iniciada uma peregrinação com a venerada imagem pelas igrejas romanas para pedir a Maria seu maternal amparo e proteção. Com efeito a Mãe de Deus acolheu as súplicas dos romanos que em agradecimento fizeram um voto à Nossa Senhora prometendo que renovariam sua própria vida, mas também que construiriam um novo santuário e realizariam obras de caridade em sua honra.

São João Paulo II e Nossa Senhora do Divino Amor

Em maio de 1979, pouco tempo depois de ser eleito como Pontífice, o Papa São João Paulo II visitou o Santuário, catalogando-o como “o coração da devoção mariana da Diocese de Roma”.

A origem da invocação a Nossa Senhora do Divino Amor não está ligada a nenhuma aparição mariana, mas sim a uma bela e antiga imagem da Mãe de Deus.

 

Em sua homilia o Santo Padre expressou: “Estou contente de encontrar-me em meio de vós, queridos irmãos e irmãs, em união de Fé e de oração, sob o olhar da Santíssima Virgem do Divino Amor, que a partir deste sugestivo santuário, que é o coração da devoção mariana da Diocese de Roma e seus arredores, vela maternalmente sobre todos os fiéis que se confiam a sua proteção e custódia em seu peregrinar aqui na terra”.

“Neste dia primeiro do mês de maio, junto com todos vós, também eu quero vir em peregrinação a este lugar bendito, para ajoelhar-me aos pés da imagem milagrosa, que, há séculos, não cessa de dispensar graças e consolo espiritual, e para dar assim início solene ao mês mariano, que na piedade popular encontra expressões sumamente delicadas de veneração e afeto até nossa Mãe dulcíssima”, concluiu.

Santuário de Nossa Senhora do Divino Amor

Hoje o Santuário está constituído pela antiga igreja e o novo templo, além da antiga torre, todo rodeado do prado verde e espelhos de água que no sábado de Páscoa e na véspera da Imaculada Conceição recebe milhares de peregrinos nas romarias noturnas, ocasião na qual se confia Nossa Senhora do Divino Amor à todos os habitantes de Roma. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas