Gaudium news > Santuário mineiro ganha título de Basílica Menor

Santuário mineiro ganha título de Basílica Menor

Minas Gerais – Uberaba (Sexta-feira, 21-02-2020, Gaudium Press) A Sagrada Congregação do Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos concedeu, através de um decreto assinado em 27 de janeiro, o título de “Basílica Menor” ao Santuário de Nossa Senhora D’Abadia, localizado em Uberaba, região do Triângulo Mineiro.

Santuário mineiro ganha título de Basílica Menor 1.jpg

“O título de Basílica Menor é muito significativo para a nossa Igreja particular. Primeiro, porque valoriza a história da paróquia. Segundo, porque identifica a riqueza dos trabalhos pastorais realizados ali, acolhendo visitantes e devotos da cidade e regiões circunvizinhas, numa verdadeira expressão de Fé”, comentou o Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto.

A região da província eclesiástica, formada pela Arquidiocese e as Dioceses de Patos de Minas, Uberlândia e Ituiutaba, é profundamente religiosa e marcada pela espiritualidade mariana.

Ao comentar o título de Nossa Senhora da Abadia, originado em Portugal e difundido no Brasil, o prelado explicou que em todas as Dioceses da província eclesiástica “existem Paróquias dedicadas à Nossa Senhora da Abadia. Na Arquidiocese de Uberaba essa realidade é muito significativa. Temos quatro Paróquias dedicadas à Santa”.

Santuário mineiro ganha título de Basílica Menor 2.jpg

Dom Paulo Mendes Peixoto ressaltou que “o título de Basílica Menor eleva nossos compromissos com uma Igreja mais comprometida com a construção do Reino de Deus. A Mãe de Deus se torna mais evidenciada como caminho seguro para o encontro do povo com Jesus Cristo”.

A Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, mais conhecida como Missionários Estigmatinos, é quem há 85 anos está responsável pela Basílica, que tem em seu nome o da padroeira da cidade de Uberaba. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas