Gaudium news > Sacerdote atende confissões estilo ‘drive-thru’ para evitar contágio pelo coronavírus

Sacerdote atende confissões estilo ‘drive-thru’ para evitar contágio pelo coronavírus

Da janela dos seus veículos, sem a necessidade de descer dos mesmos, os penitentes podem confessar os seus pecados, sempre individualmente.

Da janela dos seus veículos, sem a necessidade de descer dos mesmos, os penitentes podem confessar os seus pecados, sempre individualmente.

Brasília – Distrito Federal (Terça-feira, 24-03-2020, Gaudium Press) Cumprindo com as determinações do decreto do Governo do Distrito Federal, a Arquidiocese de Brasília decretou, até o dia 05 de abril de 2020, “a suspensão de todas as missas presenciais e demais celebrações litúrgicas”.

No documento, publicado no website da Arquidiocese, se ressalta que o decreto governamental não implica no fechamento dos templos católicos e que os mesmos permanecerão abertos para que os fiéis possam fazer suas orações. No entanto, recomenda-se que se evite aglomerações.

Confissões Drive-thru

“Em tempos de crise, as pessoas têm necessidade ainda maior de assistência espiritual”, por este motivo, o texto recomenda que “os sacerdotes estejam disponíveis para o atendimento pessoal dos fiéis, tomando as medidas de prevenção que têm sido divulgadas para preservar a própria saúde e daqueles que buscam a ajuda da Igreja”.

Seguindo as orientações da Arquidiocese, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, localizada na quadra 702 norte, está utilizando um sistema estilo “drive-thru” para ministrar o sacramento da penitência. Iniciativa semelhante já ocorre nos Estados Unidos (clique aqui para ler notícia anterior).

Os fiéis são atendidos no estacionamento da paróquia. Da janela dos seus veículos, sem a necessidade de descer dos mesmos, os penitentes podem confessar os seus pecados, sempre individualmente. O sacerdote, tendo ao seu lado uma mesa com álcool em gel, permanece afastado, em uma distância segura, absolvendo cada um dos penitentes arrependidos.

O sacerdote, tendo ao seu lado uma mesa com álcool em gel, permanece afastado, em uma distância segura, absolvendo cada um dos penitentes arrependidos.

Segundo a Paróquia, o esquema de confissões, iniciado no último sábado, 21 de março, têm tido uma boa adesão por parte dos fiéis. Somente no primeiro dia, em apenas duas horas, mais de 40 veículos passaram pelo local. As confissões pelo drive-in ocorrem de terça a sexta, das 16h30 às 18h30, e aos sábados, das 16h às 19h.

Segundo o Padre Rafael Souza dos Santos, o objetivo é confortar o espírito dos fiéis, sobretudo neste período de pandemia. “Respeitamos a distância, pois (os fiéis) ficam a mais de três metros de distância. Os outros carros também ficam longe, assim se resguarda o sigilo da confissão. Nossa ideia é celebrar esse sacramento”, afirmou em entrevista ao UOL.

“Vamos continuar nosso trabalho. Muitos fiéis manifestam gratidão e emoção com essa nova medida. Para nós católicos, o sacramento da confissão perdoa todos os pecados. Consequentemente, o espírito fica em paz e preparado para suportar o que estamos passando ou o que ainda há de vir”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas