Gaudium news > Santa Sé adere à convenção da ONU sobre a prevenção e repressão aos crimes contra os diplomatas

Santa Sé adere à convenção da ONU sobre a prevenção e repressão aos crimes contra os diplomatas

Praça de São Pedro Vaticano.jpg
Santa Sé adequa a ordenação jurídica vaticana aos mais altos
parâmetros internacionais que têm a finalidade de
combater a grave praga do terrorismo.

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 27-09-2012, Gaudium Press) Ontem à tarde o Secretário para as Relações com os Estados, Mons. Dominique Mamberti, com deposição do instrumento, fez a Santa Sé aderir à Convenção sobre a prevenção e a repressão dos crimes contra as pessoas que gozam de uma proteção internacional, incluindo os agentes diplomáticos. Com tal decisão “pretende contribuir posteriormente e em modo concreto com o empenho global para a prevenção e a luta contra os crimes cometidos contra os diplomatas”, afirma o comunicado da Santa Sé.”

“O instrumento de adesão recorda também – prossegue o comunicado – que a promoção dos valores da fraternidade, da justiça e da paz entre as pessoas e os povos, são particularmente caros à Santa Sé e requerem a observância do estado de direito, assim como o respeito dos direitos humanos. Em tal perspectiva, a adesão à Convenção em palavra confirma a atenção da Sé Apostólica aos instrumentos internacionais de cooperação judiciária em matéria criminal, que, como a presente Convenção, constituem uma efetiva garantia diante das atividades criminosas que ameaçam a paz e a dignidade do homem”.

A Santa Sé, com tal decisão, “ajuda também a comunidade internacional a manter alta a guarda contra os riscos do terrorismo. Enfim, trata-se de uma iniciativa em linha e no sulco do processo que, como é sabido, foi iniciado há tempos, para adequar a ordenação jurídica vaticana aos mais altos parâmetros internacionais que têm a finalidade de combater a grave praga”. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas