Gaudium news > Realizados dois importantes eventos sobre ensino religioso no Brasil

Realizados dois importantes eventos sobre ensino religioso no Brasil

6_Encontro_Foto_003.jpg
O “VI Encontro de Escolas Católicas” foi realizado em Belo Horizonte (MG)

Belo Horizonte (Quinta-feira, 30-08-2012, Gaudium Press) Dois eventos sobre Ensino Religioso marcaram o mês de agosto.

O primeiro deles foi o “VI Encontro de Escolas Católicas”, que foi realizado no dia 11, em Belo Horizonte (MG) e teve como tema central o “Ensino Religioso – a Lei nº 9475/97 nos segmentos da Educação Pública e Católica”.

O segundo evento foi o “I Seminário de Ensino Religioso”, promovido no último dia 22 pela Arquidiocese de Olinda e Recife, com participação de representantes de dioceses vizinhas.

“VI Encontro de Escolas Católicas”

O VI Encontro foi realizado nas dependencias do Colégio Santa Maria, sendo coordenado pelo Padre Luiz Cézar Silva. Participaram dele professores de Ensino Religioso, Agentes de Pastoral, diretores e coordenadores de ensino das escolas católicas de Belo Horizonte. Eram 165 participantes representando 30 entidades.

A assessoria do encontro ficou a cargo da professora Anísia de Paulo Figueiredodo, assessora do Setor Ensino Religioso da CNBB.

Os participantes, entre outros assuntos, debateram sobre a Legislação do Ensino Religioso em meio a uma dialética centenária; a atuação de personagens influentes até a inserção oficial da disciplina na escola; a constatação de fatos importantes no início da implantação do regime republicano; a busca de metodologia própria para o Ensino Religioso; o Acordo Brasil/Santa Sé, entre outros.

1_Seminrio_Foto_002.jpg
O “I Seminário de Ensino Religioso” aconteceu em Recife (PE)

I Seminário de Ensino Religioso

Já no 1º Seminário de Ensino Religioso, que aconteceu no Recife, dia 22 de agosto, os participantes debateram a temática “Igreja e Estado: Desafios e Perspectivas para o Ensino Religioso”.

O local escolhido foi a Universidade Católica de Pernambuco e a abertura teve contou com o acolhimento de dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, que fez uma breve exposição dos motivos do evento.

Os trabalhos foram coordenados por frei Rinaldo Pereira dos Santos e pelo professor Aerton Alexander de Carvalho, ambos da Comissão Arquidiocesana para a Cultura e Educação, em Recife.

Participaram desse evento professores de Ensino Religioso das Escolas gerenciadas pelas Entidades Católicas, representantes de algumas Escolas da Rede Pública, uma Escola da rede particular, Estudantes de Filosofia, Teologia e Ciências da Religião, setores do clero, além de representantes da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas e de estados vizinhos, Agentes de Pastoral, representantes de Congregações Religiosas. O número dos participantes era aproximadamente de 150 pessoas.

O Seminário contou também com a assessoria de dom Eurico dos Santos Veloso, arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG); dom Nélson Francelino Ferreira, bispo auxiliar do Rio de Janeiro e da assessora da CNBB, Anísia de Paulo Figueiredo. Os três convidados contextualizaram o Ensino Religioso no Brasil com temas relacionados à origem e proveniência da problemática atual que envolve a referida área no sistema de ensino brasileiro. (JSG)

Com informações da CNBB

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas