Gaudium news > Conferência Episcopal Peruana adere à sanção imposta pela Santa Sé à universidade desobediente

Conferência Episcopal Peruana adere à sanção imposta pela Santa Sé à universidade desobediente

Lima (Quarta-feira, 25-07-2012, Gaudium Press) Um comunicado assinado na última terça-feira, 24, pelo Presidente da Conferência Episcopal Peruana (CEP), Arcebispo Salvador Piñeiro, apresenta as consequências existentes para a “até agora denominada Pontifícia Universidade Católica do Peru” a sanção imposta pela Santa Sé e manifestada em uma carta do Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado Vaticano. O prelado afirmou que com esta decisão “se evitará continuar prejudicando os direitos da Igreja a serviço da educação católica” e se respeitará também o direito dos alunos de receber uma educação coerente com esta identidade.

Dom Pinheiro manifestou sua plena adesão à proibição de usar os títulos de “Pontifícia” e “Católica” à instituição educativa, mas esclareceu que a mesma “continua sendo uma pessoa jurídica pública da Igreja Católica, razão pela qual deve respeitar os legítimos direitos que a esta lhe correspondem e submeter-se à legislação canônica aplicável”.

O Presidente da CEP recordou que as autoridades universitárias, ao administrar uma entidade eclesiástica, tem o dever de acatar as disposições do Santo Padre. Particularmente recordou a obrigação de “adequar os estatutos à universidade a Constituição Apostólica ‘Ex Corde Ecclesiae’ e garantir, diante da Santa Sé, a identidade e orientação católica que lhe corresponde em virtude de sua missão de participar na função de ensinar da Igreja”.

O prelado recordou que os direitos que a Igreja tem sobre a instituição educativa estão amparados pelas leis peruanas e o acordo internacional entre a Santa Sé e o Peru. Com a implementação das orientações pontíficias “se respeitará também o direito dos alunos a acudir a uma universidade que foi criada e dotada de um patrimônio para oferecer-lhes educação universitária católica”, declarou o Arcebispo.

“Invoco as autoridades e a comunidade universitária da dita universidade a obedecer as decisões da Santa Sé e a respeitar aquilo que a Suprema Autoridade da Igreja decidir a respeito de uma instituição que lhe pertence. Desta maneira se alcançará sua plena identificação com a Sé de Pedro e a universidade retomará a via que deu origem a sua criação no seio da Igreja”, concluiu Dom Piñeiro. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas