Gaudium news > Sacerdote norte-americano peregrinará 160 quilômetros em nome da liberdade religiosa

Sacerdote norte-americano peregrinará 160 quilômetros em nome da liberdade religiosa

Hancock (Terça-feira, 11-07-2012, Gaudium Press) O Padre John Lombardi, pároco da igreja de São Pedro, em Hancock, estado de Maryland, nos Estados Unidos, realizará uma peregrinação a pé, à maneira do tradicional Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, de seu bairro até a Basílica da Assunção da Santíssima Virgem Maria em Baltimore.

view.png
Padre John Lombardi

O percurso tem uma extensão de 160 quilômetros e está sendo chamado Walk for Freedom (Caminhada pela Liberdade, em inglês). Como afirma a apresentação da iniciativa, a romaria acontecerá pela liberdade de todos nos Estados Unidos, “onde, por causa dos recentes mandatos da Administração atual, as liberdades religiosas estão sendo removidas”.

A caminhada será dividida em etapas de cerca de 20 quilômetros diários. A peregrinação terá início no dia 29 de julho e a expectativa e que seja concluída no dia 05 de agosto. Os peregrinos se alojarão em seis paróquias localizadas no caminho e serão seguidos por um veículo que lhes proverá assistência e os mantimentos necessários. Conforme os organizadores, a romaria obedecerá o princípio dos dois “p”: Planejamento e Providência.

“Este caminho é uma oração. É uma penitência”, afirma também a apresentação. “É um testemuno da bonita fé, verdade e ensinamento da Igreja Católica”. Os peregrinos esperam chamar a atenção e obter resposta das autoridades. “Escrevemos cartas ao presidente dos Estados Unidos da América, contando-lhe de nossas intenções, e implorando-lhe respeitosamente que restitua os direitos da liberdade religiosa e expressão aos cidadãos de nossa nação, não só aos católicos”, diz.

A preparação da peregrinação está em suas etapas finais. A experiência do Padre John Lombardi, de 51 anos, que já participou do Caminho de Santiago há três anos, permitiu fazer uma rápida organização junto a várias paróquias, assim que recebeu a incumbência de empreender a caminhada. “Pensei que, primeiro, devíamos fazer mais como católicos”, explicou o sacerdote a Catholic Review. “Segundo, é verão e as pessoas estão em férias e têm tempo livre disponível; e terceiro, por que não combinar isto com nossa fé e fazer uma peregrinação a um lugar religioso?”.

Este sentido espiritual é o verdadeiro motor da atividade, afirma a apresetanção da iniciativa. “Com cada passo que damos, durante os 160 quilômetros, levantamos nossos líderes e as pessoas da América, em oração a Deus Todo Poderoso, um Deus amante e misericordioso. Caminhamos em reparação por nossos pecados e pelos do mundo inteiro”, declara.

Com informações da Catholic Review.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas