Gaudium news > Dez mil uruguaios peregrinam ao Santuário de Nossa Senhora dos Trinta e Três

Dez mil uruguaios peregrinam ao Santuário de Nossa Senhora dos Trinta e Três

Uruguai – Montevidéu (Terça-feira, 12-11-2019, Gaudium Press) Mais de 10 mil pessoas peregrinaram no último domingo, 10, até o Santuário de Nossa Senhora dos Trinta e Três, padroeira do Uruguai. Ali, renovaram a consagração realizada por São João Paulo II, em 1988, quando visitava pela segunda vez o país.

Dez mil uruguaios peregrinam ao Santuário de Nossa Senhora dos Trinta e Três.jpg

A Missa nesse Santuário foi presidida pelo Cardeal Daniel Sturla, Arcebispo de Montevidéu, que recordando as raízes cristãs da pátria expressou que “hoje na sociedade plural e democrática que integramos não se trata de ter nostalgia de nosso nascimento cristão, mas de contribuir ao Uruguai com renovadas energias à verdade que nos faz livres, quer dizer: o anúncio de Jesus Cristo”.

“A prioridade para nós, o serviço mais útil aos nossos irmãos, o mais prático que podemos realizar, a tarefa mais urgente, é fazer presente a Deus e facilitar a todos o acesso à Ele. Não a um deus qualquer, mas ao Deus que se fez homem no seio de Maria; ao Deus cujo rosto reconhecemos no amor até o extremo, em Cristo crucificado e ressuscitado”, indicou.

O Cardeal Sturla também agradeceu ao Bispo Diocesano, Dom Martín Pérez Scremini, e aos floridenses, por serem “custódios de nosso tesouro que é a Mãe da pátria, a capitã e guia de nossa história”.

Agradeceu ainda, ao Núncio Apostólico no Uruguai, Dom Martin Krebs. Disse que sua presença “nos faz pensar também que o Papa Francisco está conosco”. “Nós ao querer nos consagrar a Maria, renovando o gesto que São João Paulo II realizou, estamos lhe dizendo que somos livres e por isso queremos ser seus, porque descobrimos na Fé em seu filho Jesus Cristo a verdade que buscamos e que dá sentido ao dia a dia de nossa história pessoal e coletiva… Queremos com João Paulo dizer-lhe: todo teu Maria”. “Sendo teus somos mais livres, mais fiéis, melhores”, afirmou o Cardeal.

Dez mil uruguaios peregrinam ao Santuário de Nossa Senhora dos Trinta e Três 2.png

Logo após a comunhão os Bispos, o clero e os peregrinos ingressaram ao Santuário da Padroeira da pátria para rezar, aos seus pés, a oração de consagração da pátria à Nossa Senhora dos Trinta e Três. Seguidamente, o Bispo de Florida abençoou as imagens de Nossa Senhora dos Trinta e Três levadas por comunidades de distintos pontos do país.

Após a bênção final a cargo do Cardeal Sturla a celebração culminou com a entonação do Salve Regina. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas