Gaudium news > Universidade Católica do Chile realiza Semana de Divulgação Científica do Cardeal Newman

Universidade Católica do Chile realiza Semana de Divulgação Científica do Cardeal Newman

Chile – Santiago (Sexta-feira, 11-10-2019, Gaudium Press) Na iminência da canonização do Cardeal John Newman, que será elevado aos altares no próximo domingo, 13, a Pontifícia Universidade Católica do Chile conclui nesta sexta-feira a Semana de Divulgação Científica Cardeal Newman, que teve por objetivo destacar a importante figura do Cardeal inglês.

Universidade Católica do Chile realiza Semana de Divulgação Científica do Cardeal Newman.jpg

Se realizou o simpósio “John Henry Newman, a fecundidade de um Santo e humanista”, no qual participaram especialistas na vida e obra do futuro Santo. Também teve lugar o evento “Fé e razão no pátio” no qual participaram acadêmicos de diferentes disciplinas para falar de seus projetos de pesquisa que estão em sintonia com a Fé e a Evangelização.

“Newman foi um homem religioso, mas também foi um intelectual, e portanto, como bom intelectual, buscava persuadir através da argumentação”, disse Rodrigo Figueroa, doutor em Filosofia e acadêmico da Universidade dos Andes de Santiago do Chile. “Ao mesmo tempo lhe interessava muito a experiência, a Fé. De fato, ele dizia que preferia uma Fé simples a um intelecto cultivado, mas sem crença religiosa”. Disse Figueroa entretanto, parafraseando a Newman que ainda assim “é um dever moral e uma tarefa intelectual buscar fundamentos para a Fé a partir da razão, porque não há que temer uma crença que seja verdadeira, não há que temer que a razão possa contradizê-la”.

Por sua vez, Paula Jullian -doutora em lingüística e acadêmica da Universidade Católica- afirmou que o Cardeal Newman “é um personagem muito desconhecido” mas que com seu processo de canonização “se deu a conhecer no mundo de fala espanhola porque já era conhecido no mundo anglosaxão, mas suas obras não estavam ainda traduzidas” para o espanhol. Jullian traduziu para o espanhol o livro “A ideia da universidade”, do Cardeal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas