Gaudium news > Vaticano envia delegação para Calcutá por ocasião do Dia Mundial do Enfermo

Vaticano envia delegação para Calcutá por ocasião do Dia Mundial do Enfermo

Índia – Calcutá (Segunda-feira, 11-02-2019, Gaudium Press) Por ocasião do Dia Mundial do Enfermo, celebrado em todo mundo no dia 11 de fevereiro, memória de Nossa Senhora de Lourdes, uma delegação do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral guiado por seu prefeito, Cardeal Peter Turkson, foi enviada para a cidade indiana de Calcutá.

Os representantes vaticanos serão porta-vozes da Mensagem do Papa Francisco para esta data, que terá por tema ‘Recebeste de graça, de graça dai!’, frase do Evangelho de São Mateus.

Vaticano envia delegac?a?o para Calcuta? por ocasia?o do Dia Mundial do Enfermo.jpg

Junto à delegação se uniram o Cardeal Patrick D’Rozario, Arcebispo de Daca e enviado especial do Papa para a celebração; Dom Thomas D’Souza, Arcebispo de Calcutá; e Dom Prakash Mallavarapu, Arcebispo de Visakhapatnam e presidente da Comissão de Saúde da Conferência Episcopal Católica da Índia.

Dentre os compromissos da delegação estão uma conferência de estudos dedicada aos fundamentos teológicos da pastoral da saúde, da nova Carta dos profissionais de saúde e das novas fronteiras de serviço aos pobres marginalizados. Em seguida visitará o túmulo de Madre Teresa, onde o Arcebispo de Calcutá, Dom Thomas D’Souza, presidirá uma Santa Missa.

A delegação também visitará três centros de saúde em Calcutá, construídos pela Igreja local e administrados pelas Congregações religiosas das Irmãs Missionárias da Caridade e as Pequenas Irmãs dos Pobres, que se ocupam da assistência de saúde aos doentes pobres e abandonados, com particular atenção pelas mulheres que sofrem de distúrbios mentais.

Ainda durante a visita, o Cardeal Peter Turkson presidirá uma Santa Missa com a unção dos enfermos no Colégio São Xavier, em Calcutá. E o programa será concluído com um encontro com os delegados para a pastoral da saúde das Conferências Episcopais da Ásia.

Através de um comunicado, o Vaticano declarou que na Índia, “um país marcado por fortes desigualdades, pobreza extrema e condições higiênico-sanitárias em muitos casos bastante precárias, a Igreja espera assim manifestar sua preocupação com os doentes, os sofredores, os pobres e os excluídos, à luz da Madre Teresa de Calcutá, reconhecida como Santa em 4 de setembro de 2016”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas