Gaudium news > Prefeitura de Roma volta atrás: Cáritas continuará a receber as moedas da Fontana di Trevi

Prefeitura de Roma volta atrás: Cáritas continuará a receber as moedas da Fontana di Trevi

Itália – Roma (Sexta-feira, 18-01-2019, Gaudium Press) Após a divulgação da polêmica decisão que estabelecia que as moedas lançadas pelos turistas na Fontana di Trevi deixariam de ser doadas à Cáritas, a prefeitura de Roma convocou uma reunião de urgência na qual se definiu que o valor recolhido continuará a ser destinado à organização de caridade diocesana.

Prefeitura de Roma volta atra?s- Ca?ritas continuara? a receber as moedas da Fontana di Trevi.jpg

Além disso, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, assegurou que as moedas coletadas em outras fontes da capital italiana se somarão ao montante ofertado à Cáritas, o que representa um acréscimo aproximado de 200 mil euros. Dessa forma, se reconhece a importância do trabalho realizado pela organização católica na região.

“A Cáritas e todas as milhares de pessoas assistidas por seus agentes podem ficar tranquilas. Eu garanto, em primeira pessoa, que a contribuição desta administração nunca será menor. Quanto às moedas, confirmo que elas permanecerão disponíveis para as atividades de caridade da instituição diocesana. Ninguém jamais pensou em privar a Cáritas desses fundos. A entidade diocesana realiza uma tarefa importante em favor de muitos necessitados e para a cidade de Roma, que quer continuar a ser a capital da acolhida dos mais fracos”, afirmou Raggi.

Segundo a governante romana, a notícia anteriormente divulgada surgiu após uma informação mal interpretada. “Em dezembro último aprovamos uma memória da Junta que foi mal interpretada. Trata-se de um ato administrativo devido à necessidade de coletar e quantificar as moedas que os turistas lançam, não apenas na Fontana di Trevi, mas também em outras fontes monumentais de Roma. Um ato administrativo que visa trazer ordem e transparência. Agora, em vez disso, turistas e cidadãos finalmente saberão quanto é coletado e a quem é destinado. E a Cáritas também poderá planejar suas atividades de caridade com mais facilidade”, explicou.

Prefeitura de Roma volta atra?s- Ca?ritas continuara? a receber as moedas da Fontana di Trevi 2.jpg

A questão ficou resolvida dessa forma: a responsabilidade de coletar e quantificar as moedas será de responsabilidade da ACEA (empresa italiana de fornecimento de energia e água), que ficará com cerca de dois mil euros como forma de compensação por suas atividades. O restante do valor será destinado à Caritas. A presidente da Acea, Michaela Castelli, garantiu seu apoio para a solução encontrada. Dessa forma se resolve a obrigação imposta pelo órgão fiscal da prefeitura de destinar o valor arrecadado na fonte ao balanço municipal. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas